Armando foi disputado por países como África do Sul, EUA e Bélgica devido a sua velocidade e capacidade de reprodução
O pombo é um pássaro que divide opiniões. Algumas pessoas amam e até o fazem de animal de estimação, mas outras odeiam devido ao risco de doenças. Agora, apesar destas divergências de opiniões, um fato inusitado ocorreu com um pombo nas últimas semanas. Armando, como é chamado o pássaro, foi disputado durante um leilão milionário. Com lances de valores proeminentes, o pombo foi leiloado por R$ 5,4 milhões. O processo foi conduzido pela casa belga Pipa e teve lances de vários países, como África do Sul, EUA e Bélgica.
“Esse pombo tem um recorde jamais visto em outro pombo. Em termos de futebol, temos um Messi ou um Cristiano Ronaldo. É nesse nível”, afirmou o chefe executivo da Pipa, Nikolaas Gyselbrecht, conforme noticiado pela emissora RTÉ.
O lance que levou o tão disputado pombo foi possivelmente feito por um chinês. Curiosamente, o leilão bateu recorde se comparado com o anterior que foi de R$ 1,6 milhão.
Uma dúvida bastante comum é sobre o que fez Armando ser tão cobiçado. O motivo é que o pássaro é campeão de corridas aéreas de pombos, esporte que surgiu no século XIX na Bélgica, onde são combinadas velocidade e capacidade de voltar ao ponto de partida. Além disso, são cumpridas distâncias que oscilam entre 100 e 1.000 quilômetros.
Outro motivo que fez o pássaro bater recorde é a capacidade reprodutiva. Armando se aposentou aos 5 anos. “Ele é o melhor de todos os tempos”, disse Gyselbrecht. “Como no futebol, as pessoas não acreditam nos valores que são pagos (pelos jogadores)”, explicou.
Devido a velocidade, muitos comparam Armando a Michael Schumacher e Louis Hamilton, destaques da Fórmula-1.