Polícia Federal realiza operação que investiga atuação de organização criminosa em Minas e mais três estados

A Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (Ficco), coordenada pela Polícia Federal, realiza na manhã desta sexta-feira (9) a operação Carro-Forte. O objetivo é combater a atuação de uma organização criminosa sediada em São Paulo, que atua fortemente com o tráfico de drogas e lavagem de dinheiro em Minas Gerais.

Além da Polícia Federal, participam da atuação a Polícia Civil, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) e a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp). Serão cumpridos 52 mandados de prisão preventiva, 48 mandados de busca e apreensão e 45 mandados de sequestro de bens de valores.

Foto: Polícia Federal/Divulgação

Em Minas Gerais, a operação está sendo realizada em Uberaba e Conceição das Alagoas, na região do Triângulo. Os agentes também atuam em outras 16 cidades de São Paulo, Paraná e Mato Grosso do Sul.

As investigações iniciaram em novembro do ano passado. Na ocasião, a Polícia Federal descobriu dentro da facção um setor chamado Geral do Progresso, que distribuía as drogas que sustentavam a organização, assim como definia ações para garantir a lavagem de dinheiro de origem criminosa.

Além disso, a Polícia Federal explicou que contas bancárias de pessoas que aparentemente não fazem parte da facção eram usadas para tentar encobrir a origem do dinheiro recebido com a venda das drogas. Os criminosos ainda realizavam depósitos em pequenas quantias para não ativar o alerta do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf). Depois o dinheiro era sacado em terminais eletrônicos ou transferido para outras contas. Ao todo, foram identificadas e bloqueadas 45 contas bancárias. Durante o período das investigações, as transações ultrapassaram R$ 7 milhões.

Os detidos estão sendo investigados pelos crimes de tráfico de drogas, participação em organização criminosa e lavagem de dinheiro, cujas penas somadas podem chegar a 33 anos de prisão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar