A Polícia Civil apreendeu roupas e uniformes que são usadas pelos policiais durante o período de serviço no Bairro Antonina Coelho, em Ubá, na Zona da Mata, na última quinta-feira (5). De acordo com os policiais, a apreensão foi feita para coibir que pessoas se identifiquem como sendo da instituição.
Foram apreendidas 16 camisas, sendo quatro da Polícia Civil, sete bonés, sendo três da PC, um casaco, dois chaveiros e diversas insígnias/breves sendo 10 da Polícia Civil. Os demais materiais são de outras instituições de segurança pública.
Apesar da apreensão dos materiais, a polícia ressalta que possuir símbolos das forças de segurança não é crime. Mas, declaram que se passar por um representante da polícia, pode ser considerado como crime. Eles ainda disseram que o suspeito se identificava como sendo das forças de segurança.
Já o fato de usar publicamente camisa ou distintivo ou símbolos policial/forças de segurança pública configura contravenção penal.
A PC ainda comentou que o suspeito de ser dono dos materiais havia sido preso um dia antes da apreensão dos objetos. Ele teria sido autuado em flagrante na lei Maria da Penha.