Esta foi uma das maiores apreensões feitas pela polícia no Vale do Aço
Onze pessoas foram detidas em operação realizada pela Polícia Civil, Militar, Gaeco e Ministério Público. Destes, quatro foram presos em flagrante e sete por meio de mandado de prisão. Quinze mandados de busca ainda foram cumpridos em Ipatinga, Sem Peixe, Sabinópolis e Ituiutaba.
As investigações da Operação Alquimia iniciaram em julho do último ano e têm como intuito desarticular uma organização criminosa. O grupo, que atua no bairro Vila Celeste, em Ipatinga, tem envolvimento com tráfico de drogas e armas.
Inicialmente, uma mulher de um dos alvos foi detida com grande quantidade de drogas, sendo uma das maiores apreensões do Vale do Aço.
Em seguida, um alvo da operação, que estava acompanhado de mais duas pessoas, foi preso. Eles transportavam drogas de outro município para Ipatinga.
Durante a operação, foram apreendidos mais de 100 kg de cocaína, barras de maconha e crack. Além disso, documentos, dois carros, 17 celulares, um revólver e quase R$ 4 mil em moeda falsa foram apreendidos. A ação ainda recolheu outros itens.
A operação recebeu o nome de alquimia devido ao alvo principal, que adicionava produtos químicos à matéria prima para produzir a droga e depois distribuí-la e vendê-la.