Um grupo de 12 camelos foi expulso de um concurso de beleza do Festival de Camelos King Abdulaziz, na Arábia Saudita. Parece piada, mas é verdade: os donos dos animais injetaram botox para deixá-los mais bonitos. Nesta competição não basta apenas os camelos chamarem a atenção por sua estatura, formato e corcova. Os traços marcantes e a grossura dos lábios também são essenciais para que os bichos tenham destaque no milionário concurso de beleza para camelos.
Geralmente cerca de 30 mil camelos participam a cada temporada do festival, que rende pelo menos US$ 53 milhões ao dono do camelo vencedor, o que explica a tentação de alguns recorrerem a trapaças. A imprensa saudita relatou que já houve um caso em que um veterinário foi flagrado fazendo cirurgia plástica em um camelo. Na clínica os animais recebiam injeção de botox e tinham as suas orelhas reduzidas.
Apesar de os camelos poderem ser suspensos por anos das competições, os donos trapaceiros podem continuar inscrevendo outros camelos nas próximas edições. O público que frequenta o festival pede para que punições mais severas sejam tomadas.
Entretanto, existem algumas regras para que se evitem as fraudes. Os camelos têm a sua idade verificada através dos dentes, todos devem estar microchipados e em alguns casos o exame sangue é exigido. Na noite anterior das competições eles devem dormir com os juízes e durante a premiação dos vencedores, o dono dos animais deve jurar em um Alcorão a idade e propriedade sobre os animais.