São João del-Rei é uma cidade localizada a cerca de 180 Km de Belo Horizonte, situada na região Central de Minas Gerais. O município possui área de mais 1.465 Km² e 90.897 habitantes, conforme o IBGE de 2021.
A história do município teve início quando a bandeira de Fernão Dias Pais Leme, em 1674, foi forçada a passar pela estação chuvosa na Serra Negra, onde fundou o arraial de Ibituruna, doze léguas de São João del-Rei, em busca de esmeraldas. Os primeiros povoadores do local foram os paulistas.
De 1703 a 1704, forasteiros e aventureiros começaram a afluir para o local. E nas encostas das serras, atualmente denominado Morro da Forca, erigiram os paulistas a primeira igreja, consagrada à Nossa Senhora do Pilar. Assim, por sua posição geográfica e pela sua riqueza aurífera, surgiu o arraial do Rio das Mortes.
Na guerra entre os paulistas e emboabas, ainda no início do século XVIII, o arraial do Rio das Mortes foi fortemente abalado com a morte e o afastamento dos paulistas, aos quais foram usurpadas as minas. Apesar dessas lutas e disputas, a povoação continuou a prosperar. Em 8 de julho de 1713, foi criada a vila, que recebeu, em homenagem a D. João V e Tomé Portes Del Rei, o nome de São João Del Rei.
A cidade é caracterizada pelo seu acervo cultural, histórico e artístico. Sendo a maior cidade setecentista do estado, sua arquitetura transita entre o barroco e o moderno. Ruas antigas, igrejas centenárias, casas coloniais e festas populares – Quaresma, Semana Santa e Carnaval – descrevem as atrações da cidade. É conhecida como a “Terra onde os sinos falam”, pois guarda uma curiosa tradição: pelo toque do sino, sabe-se onde, quando e por qual celebrante será realizada a solenidade, se haverá procissão e, no caso dos dobres fúnebres, até se a pessoa falecida era homem ou mulher.
São João del-Rei possui uma grande diversidade ecológica, definidas pela Mata Atlântica e pelo Cerrado. Assim, suas belas paisagens são marcadas por montanhas, cachoeiras e uma diversificada fauna. Os museus e as manifestações culturais transportam o turista a uma viagem para o passado, trazendo, à tona, o estilo colonial da época da exploração do ouro em Minas. A cidade apresenta uma vasta biografia a ser explorada pelo turista, já que, também, foi berço de personagens importantes da história, como: Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes. Entre seus atrativos culturais/religiosos não deixe de visitar a Catedral Nossa Senhora do Pilar, a Igreja São Francisco de Assis, e a Igreja Nossa Senhora do Carmo.
Um dos roteiros quase obrigatórios para quem visita São João del-Rei é o passeio de Maria Fumaça. São 12 km até a estação de Tiradentes. O passeio dura 35 minutos e tem uma vista privilegiada da Serra de São José.
Com informações do IBGE e Governo de Minas.