Podcast Contos das Gerais: conheça Santo Antônio do Monte, conhecida como “Samonte”

Santo Antônio do Monte é uma cidade localizada na região Centro-Oeste de Minas Gerais. Possui cerca de 28.427 habitantes e é conhecida como “Samonte” ou “Capital dos Fogos de Artifício”. No dia 16 de novembro a cidade comemora 146 anos de fundação.

O município tem origem portuguesa, principalmente açoriana, que chegaram ao território onde hoje está Samonte através de Pitangui. A localidade começou a ser povoada no ano de 1700.

Antigamente as terras onde está a cidade pertenciam ao Guarda-Mor Francisco Tavares Oliveira e seus herdeiros lavraram uma escritura feita por ele, onde se legalizava a doação de terras do patrimônio do local. As terras então, viraram propriedade da Sesmaria da Capela do Alto Santo Antônio do Monte. Em 1847 o lugar foi elevado para a categoria de distrito.

A lei 2.158 foi decisiva para elevar a localidade à condição de cidade, através de um grande esforço da população, em 16 de novembro de 1875.

Na economia destaca-se a produção de fogos de artifício e pólvora, garantindo emprego e renda para milhares de trabalhadores. Os fogos de artifício são tão importantes para a economia do município, que é possível vê-los no brasão da cidade, representados em forma de foguetes entre as engrenagens.

A cidade recebe anualmente a FENAPI – Feira Nacional de Pirotecnia.

Anexos para downloads:

%d blogueiros gostam disto: