Santo Antônio do Leite é um distrito de Ouro Preto, na região Central de Minas Gerais, localizado a cerca de 83 km de Belo Horizonte. O município possui área de mais de 34 km² e cerca de 1.705 habitantes.
A história da pequena cidade teve início nos anos de 1700. Segundo a tradição, os Oficiais da Tropa Paga de Cachoeira do Campo passavam sempre pelo local, onde encontravam leite de boa qualidade, das antigas fazendas da região. Assim, passaram a chamar o local de “Leite”.
A mudança do nome para “Santo Antônio do Leite”, veio a partir da devoção a Santo Antônio e da construção da primitiva capela em homenagem ao santo, em 1858. Nos anos finais do século XIX, foi construída a atual igreja, cujo teto foi pintado por Honório Esteves, natural da localidade.
Além deste patrimônio, os turistas podem apreciar a Capela do Santíssimo Sacramento e as edificações do século passado, que completam os atrativos culturais. Já os atrativos naturais ficam por conta das Cachoeiras da Estiva, da Chiquita, do Cumbi e Madureira e o Rio do Mango. Para apreciar as paisagens, os visitantes podem conhecer alguns dos Mirantes como o do Gavião, do Salto e a Pedra do Mirante.
Muitos festejos ainda são celebrados ao longo do ano no distrito. Em janeiro, é comemorada a Festa de São Sebastião; em maio, acontece a Festa da Maria Concebida; em junho, a Festa do Padroeiro Santo Antônio; em agosto, a tradicional Festa dos Mineiros, com barraquinhas de comida e bebida, além de shows; e, por fim, em setembro, a população se mobiliza para organizar, no bairro Chapada, a Festa da Primavera, que comemora a chegada da estação das flores, promovendo a cultura e a natureza local, com música, culinária típica, oficinas artísticas e ecológicas, além de passeios de bicicleta, caminhadas e distribuição de mudas.
Vale destacar que quem visitar Santo Antônio do Leite não pode deixar de conhecer o Museu das Reduções, que reúne miniaturas de monumentos e edificações históricas do Brasil. A fidelidade dos detalhes impressiona o visitante ao primeiro olhar. As reduções criadas pelos irmãos Vilhena, são feitas em escala, com perfeição e minúcia. O museu fica no distrito de Amarantina, à apenas 5 km da cidade.
Com informações do Governo de Minas e Turismo Ouro Preto.