Podcast Contos das Gerais: conheça Santo Antônio do Aventureiro, cidade pacata e acolhedora

Santo Antônio do Aventureiro é uma cidade localizada na região da Zona da Mata, cerca de 286 Km de Belo Horizonte. O município possui área de mais de 202 Km e 3.602 habitantes, conforme o IBGE de 2021.

A história de Santo Antônio do Aventureiro teve início em 1784 com as primeiras narrações sobre a existência do córrego do Aventureiro. Segundo lendas, foi na margem desse córrego que José Xavier de Barros, fundou uma povoação no dia de Santo Antônio.

A origem do nome é uma referência às dificuldades de transposição das ‘Áreas Proibidas’ – no século XVIII, visto que com o intuito de controlar o tráfico de ouro das Minas Gerais, a coroa portuguesa transformou as terras da região do Leste da Zona da Mata, em ‘Áreas Proibidas’ onde era proibido fixar-se moradia, destruir as matas e matar os animais. Assim, a região ficou conhecida como ‘covil de onças’, devido a quantidade desses animais, uma região muito perigosa que atraia somente aventureiros. Porém, só no dia 30 de dezembro de 1962, Aventureiro adquiriu autonomia municipal.

Foto: divulgação/Prefeitura de Santo Antônio do Aventureiro

A cidade, banhada pelo Rio Aventureiro, tem um acervo monumental muito importante que está sendo preservado. A Igreja Matriz de Santo Antônio é uma construção das mais belas da região. Além disso, o município possui um casario colonial belíssimo da época do café e uma população bastante acolhedora.

A principal atividade de Santo Antônio do Aventureiro é agropecuária e por lá não há indústrias. Assim, os turistas encontram ar puro, clima ameno e agradável. Já há 5km do Centro da cidade, fica a Gruta de Nossa Senhora de Lurdes, com uma fonte água puríssima. Conforme lendas, a água desta fonte é milagrosa e quem dela beber, com muita fé, terá seus sonhos realizados. O município é perfeito para quem procura tranquilidade e natureza.

Com informações do IBGE e Prefeitura de Santo Antônio do Aventureiro.

Anexos para downloads:

Gabrielle Junqueira

Jornalista com experiência em produção de conteúdo para rádio, televisão, revista, portal de notícias e podcasts.

%d blogueiros gostam disto: