Podcast: conheça a cidade onde nasce Rio Paranaíba

A cidade de Rio Paranaíba está localizada na região do Alto Paranaíba. Seu nome faz referência ao fato de que a o rio homônimo nasce no território de seu município. A cidade tem uma população estimada em 12.335 habitantes.

A história da cidade começa no ano de 1848, quando foi criado o município de São Francisco das Chagas do Campo Grande, que foi emancipado e teve sua emancipação suprimida e restaurada diversas vezes ao longo de 25 anos, tendo sua sede sendo transferida para Carmo do Paranaíba em 1876. Anos mais tarde, em 1911, teve seu nome alterado para Rio Paranaíba e ali tornava-se distrito da cidade de São Gotardo. Em 1923 o povoado finalmente ganhou status de município com o nome que recebe até hoje. Na mesma ocasião o novo município ganhava um distrito, Arapuá.

Arapuá foi elevado à condição de município em 1962, através da Lei Estadual 2764.

Entre os principais pontos turísticos destacam-se a Igreja Nossa Senhora do Rosário, Monumento ao Cristo Redentor, Pedra do Felipe, Parque do Zarico, Igreja Matriz São Francisco das Chagas, Usina Hidrelétrica do Abaeté e Cachoeira do Funil.

Rio 05-09-2020 (9) (1)

Foto: Prefeitura de Rio Paranaíba/Divulgação

A festa mais tradicional da cidade é a do Fazendeiro, comemorada todos os anos no dia 7 de setembro.

Anexos para downloads:

%d blogueiros gostam disto: