Podcast Contos das Gerais: conheça Quartel General, cidade recheada de esportes radicais

Quartel General é uma cidade localizada na região Centro-Oeste de Minas Gerais, cerca de 242 km de Belo Horizonte. O município possui área de 557.45 Km² e 3.603 habitantes, conforme o IBGE de 2021.

A história de Quartel General teve início no final do século XVIII com avanço de alguns habitantes do litoral brasileiro, motivados em explorar as riquezas naturais. Em 1749, a extração de diamantes no rio Indaiá já ocorria. Porém, em 1809, o governo metropolitano de Diamantina suspendeu a extração do local. Assim, a atenção se voltou para a agricultura e pecuária. Em 1953, o distrito foi elevado a município.

A cidade, que faz parte do circuito turístico caminhos de Indaiá, chegou a abrigar Eugênia, esposa de Tiradentes, depois de sua morte, e seu filho em uma fazenda.

Foto: divulgação/PMMG

Para quem curte um passeio mais tranquilo, a lagoa de Quartel General é ideal. Aos finais de semana, no verão, jovens se reúnem para praticar esportes e também refrescar nas águas.

Os prédios históricos, como a igreja, a Escola Sebastião Campos e algumas casas, que pertencem à época da mineração também podem ser apreciados. Inclusive, estes imóveis aguardam o tombamento do Patrimônio Histórico Cultural.

O município também é um ótimo lugar para se praticar trilhas, cavalgadas, caminhadas e até esportes radicais. As cachoeiras são belos atrativos para os turistas. Por lá, as festas tradicionais chamam atenção e recebem inúmeras pessoas de cidades vizinhas.

Anexos para downloads:

%d blogueiros gostam disto: