Podcast Contos das Gerais: conheça Piranga, cidade para quem procura história e natureza

Piranga é uma cidade localizada na Zona da Mata mineira, cerca de 169 Km de Belo Horizonte. O município possui área de 659.15 Km e 17.641 habitantes, conforme o IBGE de 2021.

A história de Piranga teve início em 1691 quando a região foi povoada. Mas, em 1704, ano da descoberta e lavra de ouro a céu aberto, no Córrego das Almas, foi oficializado a fundação da cidade.

No município, foi construído a Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, uma das cinco primeiras de Minas Gerais. Aos poucos, a agricultura se tornou a principal renda da região.

Foto: Governo de Mninas

Piranga carrega importantes estruturas históricas, além de grandes figuras na política, cultura e religião. O local também é contemplado por belezas naturais e pelo menos 26 cachoeiras.

Para os visitantes, vale conhecer o Núcleo Historio Urbano de Pinheiros Altos, que possui várias igrejas, cercado por inúmeras montanhas e matas nativas. Já no distrito de Santo Antônio do Pirapetinga fica uma das maiores riquezas da região, o imponente Santuário de Bom Jesus de Matozinhos, que se perpetua numa tradição de fé e milagres.

Além disso, é possível aproveitar trilhas, caminhadas, cavalgadas e passeios de bicicleta. Os principais atrativos são: Cachoeira Zé de Arminda, Santuário do Bom Jesus do Bacalhau, Coreto da Praça Coronel Amantino e Jequitibá dos Palmares.

Com informações da Prefeitura de Piranga e Governo de Minas Gerais.

Anexos para downloads:

%d blogueiros gostam disto: