Podcast Contos das Gerais: conheça Pequeri, cidade com 68 anos de uma rica história

Pequeri é uma cidade localizada na Zona da Mata mineira e possui cerca de 3.335 habitantes. A cidade completa 68 anos de história, nesta segunda-feira (13).

O município foi fundado entre os anos de 1860 e 1870 por Marcelino Dias Tostes, que foi combatente da Guerra do Paraguai, e por Manoel Gervásio. A dupla construiu a capela de São Pedro, localizada no limite das Fazendas São Pedro e Piquiri, que eram grandes produtoras cafeeiras na região. A palavra “piquiri” tem origem no tupi antigo e significa “rio dos peixinhos”. Outra família poderosa na época era a Dutra de Moraes. A agropecuária foi a atividade econômica que mais se destacou no início da história da cidade.

A vila que tomava forma recebeu, ao menos, 600 famílias de imigrantes italianos, oriundos principalmente das regiões da Toscana e Vêneto, ajudando na colonização da área. Os novos moradores se integraram rapidamente dentro da cultura local e contribuíram fortemente para o desenvolvimento do município. Além disso haviam também, mas em menor número, sírio-libaneses e alemães. Na primeira metade do século XX, instalaram-se indústrias de extração mineral na região, a partir da descoberta de jazidas de feldspato, quartzo e calcário. Antes de ser emancipada em 1953, Pequeri foi distrito de Juiz de Fora, Mar de Espanha e Bicas.

 

Pesquisar