Conheça Oliveira, famosa pela infraestrutura urbana

Oliveira é uma cidade da região Oeste de Minas Gerais, localizada a 150 km do sudoeste de Belo Horizonte. Com 41.907 habitantes, a cidade é conhecida pela infraestrutura urbana. Em seu território, está o maior pronto socorro da região.

A cidade tem arquitetura marcada pela influência ibérica, expressa pelos grandes casarões do século XIX, estátuas e monumentos. Suas praças e avenidas são bem ornamentadas e suas construções são destaque no estado. A Catedral de Nossa Senhora de Oliveira foi construída em estilo gótico com traços romanos, e a antiga igreja Matriz do século XVIII em estilo barroco.

A cidade ficou mundialmente conhecida a partir do início do século XX por ser a terra natal do cientista Carlos Chagas, que foi o responsável por descobrir o agente causador da Doença de Chagas. Ele também foi pioneiro em pesquisas relacionadas a moléstias ligadas a protozoários. Por seus feitos, Chagas foi indicado ao Prêmio Nobel no início do século passado.

Cidade de Oliveira, foto de arquivo — Foto: Prefeitura de Oliveira/Divulgação

Panorama da cidade de Oliveira (Foto: Prefeitura de Oliveira/Divulgação)

Além do cientista, também são oliveirenses ilustres o escritor Olavo Romano, os ex-políticos Eliseu Resende e Paulo Romano, além do técnico de futebol Alberto Valentim e dos futebolistas Werley e Nathan Silva.

boticário