Manga é uma cidade localizada na região Norte de Minas Gerais, cerca de 711 Km de Belo Horizonte. O município possui área de mais de 1.949 Km e 18.051 habitantes, conforme o IBGE de 2021.
A história de Manga teve início em meados do século XVII quando Antônio Filgueiras, Januário Carneiro e Matias Cardoso chegaram ao local. Para ocuparem a área, os bandeirantes enfrentaram os indígenas, habitantes originais das terras, pertencentes às Tribos Coroados, Vermelhos, Xakriabás, Gamelas, Rodelas, Tapuias e outras etnias.
Após inúmeros confrontos, a maior parte dos indígenas deixaram suas terras, partindo em direção a Goiás. Assim, em 1694 os bandeirantes fundaram os primeiros arraias, iniciando o domínio da região, onde o ouro e as pedras preciosas abundavam.
Manga foi também edificada a primeira igreja católica que existiu na região, construída por jesuítas no final do século XVIII, e teve como padroeiro Santo Antônio. Em 7 de setembro de 1923, por força da lei, criou o município de Manga, Comarca de Januária.
O município fica à margem esquerda do Rio São Francisco, de onde os turistas avistam uma das mais belas paisagens mineiras do Velho Chico. O Parque Mata Seca também é uma atração da cidade, cuja vegetação apresenta enormes espécies de Cavanilesia arbórea, a Barriguda, arvore símbolo da Mata Seca, bem como diversas espécies de cactáceas e crassuláceas.
Os visitantes ainda podem aproveitar a Feira Popular de Manga, que acontece às segundas-feiras, no mercado municipal, onde são expostos e vendidos todos os produtos produzidos na região.
Com informações do IBGE e Prefeitura de Manga.