Podcast Contos das Gerais: conheça Joaíma, uma cidade que surgiu através dos portugueses

Joaíma é uma cidade localizada no Vale do Jequitinhonha e que possui cerca de 15.432 habitantes.

Os primeiros habitantes da região foram os indígenas conhecidos como “botocudos”, chefiados pelo cacique Joahima. No contexto da colonização, os portugueses chegaram na região, liderados pelo Alferes Julião Fernandes Leão. Em 1892, chegou ao pequeno povoado Cypriano de Souza, oriundo de Santa Rita (depois Medina); esse novo morador foi responsável por desenvolver a cidade, iniciando amplas plantações e construindo, sob a tutela do Padre Emereciano Alves de Oliveira, a primeira Capela, onde, no dia 6 de agosto de 1900, foi comemorada a primeira festa do Senhor do Bonfim, padroeiro do município.

A cidade de Joaíma tomou forma a partir do objetivo do governo português ocupar e proteger suas propriedades, aproveitando o vazio populacional que era a região Nordeste de Minas Gerais. Entretanto, as cortes de Lisboa perceberam que era imprescindível proteger aquela região, pois as terras diamantíferas, detentoras da riqueza da região, estavam passando a ser alvo de aventureiros em busca de preciosidades. O Alferes Julião Fernandes Leão foi o encarregado de doutrinar as tribos indígenas da região para o cristianismo

O nome da cidade faz referência ao chefe indígena da tribo dos botocudos, o Joahima. Tal denominação ocorreu com a emancipação política, ocorrida em 1948.

Anexos para downloads:

%d blogueiros gostam disto: