Podcast Contos das Gerais: conheça Itamarandiba, cidade com diversos atrativos naturais e culturais

Itamarandiba é uma cidade localizada a cerca de 419 Km de Belo Horizonte e está situada na região do Vale do Jequitinhonha, no Noroeste de Minas Gerais. O município possui área de mais 2.735 Km² e 35.130 habitantes, conforme o IBGE de 2021.

A origem do município tem várias versões. Muitos acreditam que pode estar ligada aos desbravadores que atravessaram a região em busca de ouro. Outros dizem que o povoado se iniciou quando antigos habitantes da Vila do Fanado, hoje Minas Novas, chegaram ao local e lá se fixaram, atraídos pela fertilidade da terra. Alguns afirmam que por volta de 1674, o Bandeirante Fernão Paes Lemes saiu de São Paulo em busca das Esmeraldas. Entre 1675 e 1680 chegou lá pelas bandas do Norte de Minas Gerais e ali ergueram suas casas, por volta de 1760.

Mas, o que realmente se sabe é que o povoado de São João Batista, antiga denominação de Itamarandiba, tem sua origem na exploração do ouro e pedras preciosas ainda no tempo dos Bandeirantes. Surgiu ao redor de uma primeira capela, em 1765. Além disso, há vários indícios de que viviam na região populações como os “Bororós” e “Patachós”. Foi em 1840 que Itamarandiba foi elevada a distrito, emancipando-se, finalmente em 1862.

O nome da cidade significa “pedras miúdas que rolam juntamente com as outras”. A origem do nome se deve aos eixos redondos que transpareciam rolando nas águas do rio. No turismo, o município tem como atrativo o povoado de Penha de Franca, de grande Beleza Arquitetônica, o Parque Estadual da Serra Negra, que inclui-se na Cadeia do Espinhaço e a Reserva da Cascata, que é uma reserva da Mata Atlântica, além de diversas cachoeiras como a do Cardoso, do Miguel, dos Barbados, do Bálsamo e a Lapa do Veado, que são opções para a prática do Ecoturismo.

No Parque Estadual da Serra Negra, os visitantes encontram uma área de conservação com 13.564 hectares que abriga nascentes e diversas espécies da flora e fauna da região, como o ingá branco e o lobo-guará. Outro atrativo natural do destino é a Serra da Tromba D’anta. Os visitantes ainda podem apreciar vários patrimônios históricos com o Sobradão da Antiga Prefeitura e das Igrejas de Nossa Senhora da Penha, do Bom Jesus, de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos e dos Distritos de Penha de França e de Santa Joana.

Além disso, a cidade realiza todo ano, em julho, a Expoita – Exposição Agropecuária, com apresentações culturais e rodeios. Já a Feirita – Feira de Artesanato e Comidas Típicas de Itamarandiba – acontece mensalmente e expõe a culinária e peças artesanais, além de apresentar shows com os artistas locais. Uma ida ao mercado municipal local revela as delícias do Vale do Jequitinhonha, vale conferir.

Com informações da Prefeitura de Itamarandiba.

Pesquisar