Podcast Contos das Gerais: conheça Guanhães, cidade que pertence ao circuito turístico ‘Trilhas do Rio Doce’

Guanhães é uma cidade localizada na região do Vale do Rio Doce, cerca de 244 Km de Belo Horizonte. O município possui área de mais de  1.076 Km e 34.818 habitantes, conforme o IBGE de 2021.

A história de Guanhães teve início com os indígenas Guanahãs, de origem tupã, que ocupavam as margens do rio que tinha o mesmo nome que eles. Em 1821, José Coelho da Rocha, doou terras adquiridas pelo direito de posse, e foi criado o Arraial de São Miguel e Almas. Porém, em 1875 passou a município e somente no dia 13 de setembro de 1881, se tornou a cidade de Guanhães.

Foto: Governo de Minas

A cidade, que atende diariamente mais de 20 municípios da região por meio da prestação de serviços de hotelaria, comércio, trabalho, saúde, educação, bancários e de logística, recebe em seu centro principal em torno de 20 mil pessoas por dia, devido estar situada no encontro das rodovias BR-120 e BR-259.

A atividade agropecuária e comercial interna também são relevantes, visto que as condições climáticas e topográficas do município possibilitam a produção de milho, feijão e mandioca. Além disso, o município se destaca como fornecedor de matéria-prima para a indústria de celulose.

Além disso, pertence ao circuito turístico Trilhas do Rio Doce. Os turistas encontram paisagens inesquecíveis, cachoeiras praticamente intocadas, duas áreas de preservação ambiental que abrigam espécies exóticas da fauna e da flora e guardam vestígios do período colonial, além de vários outros atrativos.

O Parque Estadual Serra da Candonga, situado em área de domínio de Mata Atlântica, com relevo suavemente ondulado, abriga cerca de 20 nascentes que formam os córregos Barra Mansa, Barreira e Conquista. O Parque abriga ainda a Pedra da Candonga ou do Urubu, um ponto de referência por estar próximo às antigas minas de ouro do Candonga.

Com informações da Prefeitura de Guanhães e Governo de Minas Gerais.

Anexos para downloads:

Gabrielle Junqueira

Jornalista com experiência em produção de conteúdo para rádio, televisão, revista, portal de notícias e podcasts.

%d blogueiros gostam disto: