Podcast Contos das Gerais: conheça Conceição do Mato Dentro, a capital mineira do ecoturismo

Conceição do Mato Dentro é uma cidade localizada na Região Central de Minas Gerais e possui cerca de 18.126 habitantes. O município está distante a 167 km de Belo Horizonte, conectada pela rodovia MG-010. O aniversário de Conceição do Mato Dentro é comemorado no dia 8 de dezembro, e neste ano ela completa 319 anos de história.

Conhecida como “capital mineira do ecoturismo”, possui como atração principal a Cachoeira do Tabuleiro, que já foi considerada a cachoeira mais bonita do Brasil. A cidade também recebe nos dias atuais um dos maiores planos de mineração do mundo, o Mineroduto Minas-Rio, da empresa inglesa Anglo American.

O arraial que deu origem à cidade surgiu através de uma bandeira chefiada pelos bandeirantes Gaspar Ponce León, Gaspar Soares e Manuel Correia de Paiva. Em busca de riquezas, atravessando montanhas e evitando encontros com índios, eles encontraram ouro em abundância. Juntamente com os outros membros da empreitada, começaram a formar o arraial da Conceição.

Através da Carta Régia de 16 de fevereiro de 1924 o povoado foi elevado à condição de freguesia com o nome de Conceição do Mato Dentro, sendo anos mais tarde, em 1750, elevado à condição de Distrito.

A região onde hoje se encontra Conceição do Mato Dentro foi criada como município pela Lei provincial de 1840, através de terras desmembradas de Serro. A instalação do município veio a acontecer em 1842.

Anexos para downloads:

%d blogueiros gostam disto: