Podcast Contos das Gerais: conheça Conceição da Aparecida, cidade que produz um dos melhores cafés do Brasil

Conceição da Aparecida é uma cidade localizada na região Sul de Minas Gerais, cerca de 401 Km de Belo Horizonte. O município possui área de mais de 352 Km e 10.351 habitantes, conforme o IBGE de 2021.

A história de Conceição da Aparecida teve início quando três escravos fugitivos habitaram a região. Ao descobrirem vestígios de ouro, trocaram a informação pelo perdão de seu senhor. Porém, o homem não se interessou pelo local e o abandonou. Em 1812, José Alves Ferreira comprou o direito de posse e trouxe toda sua família para região, dando início a Fazenda da Povoação.

O nome da cidade foi escolhido em virtude de uma promessa feita por um dos doadores dos terrenos a Nossa Senhora da Aparecida. Na região, a agricultura ainda prevalece na economia, sendo a cafeicultura a principal fonte de renda da população. Inclusive, o município é conhecido por produzir um café fino, um dos melhores do Sul de Minas.

Foto: reprodução/Portal Onda Sul

Além disso, o artesanato e a tecelagem são muito presentes na cultura do local. Todo ano duas edições da “Feira de Artesanato” ocorrem na cidade, contando com cerca de 20 artesões locais.

Já no turismo, a cidade proporciona aos visitantes cachoeiras, como a do Mateus, que fica 14 km do centro da cidade, hotéis-fazendas, fabricas de doces caseiros, além da tradicional Festa do Lar São Vicente de Paulo, realizado em junho, e a Festa de Nossa Senhora Aparecida, em outubro.

Com informações da Prefeitura de Conceição da Aparecida

Anexos para downloads:

Gabrielle Junqueira

Jornalista com experiência em produção de conteúdo para rádio, televisão, revista, portal de notícias e podcasts.

%d blogueiros gostam disto: