Podcast Contos das Gerais: conheça Bichinho, distrito de Prados

Vitoriano Veloso, mais conhecido como Bichinho, é um distrito de Prados localizado a cerca de 199 km de Belo Horizonte, situado na região do Campo das Vertentes. O município possui área de mais 261.410 km² e 9.128 habitantes, conforme o IBGE de 2021.

A história do distrito, que fica 13 km de Prados e 7 km de Tiradentes, teve início em princípios do século XVIII, em decorrência da atividade de mineração desenvolvida naquela área. A população se fixou no local por volta de 1704, quando os irmãos Manoel e Félix Mendes do Prado, vindos de Taubaté-SP, iniciaram ali a exploração do ouro.

A localidade de Prados pertenceu a Tiradentes até o ano de 1890, quando o próprio arraial foi elevado a categoria de vila, com a criação do município autônomo, recebendo o título de cidade em 1892. Com o esgotamento das jazidas de ouro na região, o arraial de Prados partiu para uma nova alternativa econômica, com a instalação de pequenas indústrias de artefatos de couro, cujo desenvolvimento transformou a localidade num importante centro mineiro de exportação industrial e artesanal do couro.

Prados sempre manteve relevante destaque na área cultural, sobretudo no campo da música. Até hoje mantém orquestra sacra, banda de música e coral em plena manutenção de suas festas mais tradicionais, de seu rico artesanato, e sobretudo pelo valioso acervo artístico-histórico, representado por monumentos religiosos urbanos e rurais ricos em elementos arquitetônicos e ornamentais de feição barroco-rococó e por remanescente casario ainda em linhas construtivas dos séculos XVIII e XIX.

Foto: divulgação

Para os visitantes, o distrito possui vários ateliês e oficinais, a casa torta, o Museu do Automóvel, o Alambique Tabaroa e Mazuma Mineira e a Igreja Nossa Senhora da Penha, além das comidas típicas.

Com informações da Prefeitura de Prados

Pesquisar