Podcast Contos das Gerais: conheça Aiuruoca, cidade considerada uma das melhores para o Ecoturismo

Aiuruoca é uma cidade localizada a cerca de 382 Km de Belo Horizonte e está situada na região Sul de Minas Gerais. O município possui área de mais 649 Km² e 5.949 habitantes, conforme o IBGE de 2021.

A história do município teve início em 1692, quando foi desbravado pelo Padre João de Faria Fialho. Mas, cidade só foi fundada no ano de 1706 pelo taubateano João de Siqueira Afonso. Entretanto, o local só conquistou o título de cidade a partir de 1834, desligando-se totalmente do munícipio de Baependi.

Desta maneira, Aiuruoca começou a se desenvolver e a escrever sua própria história. Com a escassez do ouro, alguns garimpeiros se instalaram pela cidade. O intuito era de trabalhar com a criação de gado e a agricultura. Já o nome tem origem Tupi Guarani (Ajuruoca), que traduz Ajuru como ”papagaio” e Oca como “casa”, ou seja, “Casa de Papagaio”.

Para os turistas amantes de natureza, Aiuruoca é perfeito. O Pico do Papagaio é um dos locais mais famosos do município. Ele está localizado no Parque Estadual da Serra do Papagaio a uma altitude de 2.100 metros. Além disso, a cidade tem mais de 80 cachoeiras catalogadas.

A Igreja de Nossa Senhora da Conceição é um convite aos fiéis. Ao seu lado, no centro da cidade, encontra-se a sede do Museu Doutor Júlio Arantes Sanderson de Queiroz. Esse é o local onde se encontram os feitos e histórias do Doutor Julinho, como era conhecido. Ele foi uma grande pessoa e revolucionou a medicina no Brasil.

O Vale do Matutu que significa “cabeceiras sagradas” em linguagem indígena também merece atenção dos visitantes. Já o bairro rural fica situado numa área particular e chacreada. Ali vive uma comunidade ligada ao Daime com cerca de 120 pessoas.

A cidade de Aiuruoca encanta seus visitantes pela beleza. São poços, trilhas em meio a araucárias, cavalgadas, mirantes e muita natureza. Outro ponto de destaque é a tradicional Semana Santa que é celebrada desde 1717. O evento foi tombado como patrimônio histórico municipal em 2010. As diversas casas em estilo colonial e as imagens sacras barrocas fazem de Aiuruoca uma cidade inesquecível. Para completar, ainda temos as procissões repletas de fiéis e a comida mineira.

Com informações do IBGE e Aiuruoca Minas.

Tocador de áudio

Pesquisar