Podcast Contos das Gerais: conheça Abre Campo, cidade que faz parte do Circuito Turístico Montanhas e Fé

Abre Campo é uma cidade localizada na região da Zona da Mata mineira, cerca de 216 Km de Belo Horizonte. O município possui área de mais de 470 Km e 13.444 habitantes, conforme o IBGE de 2021.

A história de Abre Campo teve início em 1755 quando José do Vale Vieira conquistou e povoou a região. Em 1741, o bispo, Dom Frei João da Cruz criou a freguesia com o título de Santa Ana e Senhora do Rosário da Casa da Casca.

O nome da cidade surgiu com a chegada dos bandeirantes, que batiam contra os troncos das árvores e gritavam: “Abre-Campo! Abre-Campo!”. Porém, uma outra versão, aponta que a origem do nome veio através de uma a tribo indígena denominada Cataxós ou Catoxés, que em língua indígena significa Abre-Campo.

Foto: Governo de Minas Gerais

Atualmente, a economia do município está baseada na cafeicultura e pecuária de corte e leite e crescendo na área da suinocultura. Inclusive, Abre Campo se destaca pela produção de cachaças artesanais, que são produzidas em alambiques tradicionais na região, alguns com mais de 80 anos de tradição. As cachaças artesanais produzidas nestes alambiques são reconhecidas em âmbito nacional, sendo sua produção exportada para diferentes estados brasileiros.

Para os visitantes, a cidade tem várias atrações, como a Represa do Emboque, o Rio Santana, a Fazenda Santa e a Cachoeira da Fumaça.

Com informações da Prefeitura de Abre Campo e Governo de Minas Gerais.

Anexos para downloads:

Gabrielle Junqueira

Jornalista com experiência em produção de conteúdo para rádio, televisão, revista, portal de notícias e podcasts.

%d blogueiros gostam disto: