Podcast Conto das Gerais: conheça Santana do Riacho, cidade de inúmeras belezas naturais

Santana do Riacho é uma cidade localizada na região Central de Minas Gerais. O município possui uma área de 676,76 km² e 4.315 habitantes, segundo o IBGE de 2020.

O município, que fica a 93 Km de Belo Horizonte, surgiu no século XVIII, ao redor de uma pequena capela construída no local. No início de sua ocupação, a cidade era denominada ‘Riacho Fundo’, nome que surgiu através de um Bandeirante, que ao parar para descansar próximo a um riacho, o achou fundo, conforme conta a comunidade.

Ainda sobre o folclore da região, esse Bandeirante se encontrou com uma índia e uma criança sozinhas e resolveu ajudá-las, acolhendo as duas. Com isso, dando início a várias gerações de descendentes, ao povoamento da região.

Santana do Riacho é dotada de vários sítios arqueológicos, que fazem parte da “Grande Região Arqueológica de Lagoa Santa” que comprovam a existência humana no local há mais de 10 mil anos.

Alguns desses sítios estão localizados no Parque Nacional da Serra do Cipó, o principal atrativo do destino, que conta também com rios, cânions, paredões, cachoeiras, lagoas e expressiva fauna e flora. Fora do Parque, ainda é possível encontrar outros atrativos naturais como a Congonhas, as Cachoeiras do Lajeado e Paradise, as Grutas do Padre Borges, além do Sítio Arqueológico da Lapinha e o Pico do Breu.

Dentre os atrativos culturais, estão a Igreja Nossa Senhora de Santana, a Escultura do Juquinha da Serra e o Caminho dos Escravos. Além disso, seus distritos Lapinha da Serra e Serra do Cipó são atrativos à parte, sendo indispensável conhecê-los quando estiver pela região da Serra do Cipó.

Santana do Paraíso foi emancipada em 28 de abril de 1992, ou seja, irá celebrar 30 anos em 2022.

Anexos para downloads:

%d blogueiros gostam disto: