Poços de Caldas celebra 151 anos — conheça os benefícios das águas termais que tornaram a cidade conhecida

Foto: Redes Sociais

Nesta segunda-feira, 06 de novembro, data em que Poços de Caldas, completa 151 anos. O município é conhecido pelas paisagens naturais, produção de cristais, murano, doces artesanais, e também pelas águas termais sulfurosas, muito utilizadas para fins medicinais.

Em entrevista para a Onda Poços, o médico de serviços termais, Ogilson Fernades Westin, falou sobre os benefícios destas águas que tornaram a cidade conhecida e muito procurada.

Os banhos com águas termais são procurados nas Thermas Antônio Carlos e no Balneário Mário Mourão. Segundo o médico, as águas termais são curativas para todas as idades, com limitações no tempo do banho, conforme a idade. Crianças abaixo de 12 anos devem ficar de 10 a 15 minutos, enquanto adultos 20 minutos.

As primeiras fontes e nascentes foram descobertas no século XVIII. Em 1818, a região pertencia ao Capitão José Bernardes Junqueira que doaria 96 hectares de suas terras para a fundação da cidade, quando o senador Joaquim Floriano Godoy declarava de utilidade pública os terrenos junto aos poços de água sulfurosa, determinando também a desapropriação do local. O ato foi assinado no dia 06 de novembro de 1872.

Uma casa de banho usada para tratamento de doenças cutâneas funcionava desde 1886 que se servia da água sulfurosa e termal da fonte localizada atualmente na Praça Dom Pedro II. Em 1889, um balneário foi fundado Por Pedro Sanches com a mesma finalidade e captava água da Fonte Pedro Botelho, no final dos anos 20, o balneário deixaria de existir e eram construídas as Thermas Antônio Carlos.

O médico Ogilson explica que as águas termais usadas atualmente mantêm a essência de quando foram descobertas. “As águas são provenientes de lençol freático vulcânico com composição química e térmica com mesma essência de quando foram descobertas, mantém suas características e benefícios à saúde”, explica.

Ainda conforme o médico, as águas são indicadas para várias áreas. Na dermatologia atua em casos de dermatites, psoríase e outras doenças de pele e rejuvenescimento de pele. Também é indicada para tratamento na área de ortopedia como traumas, contusões musculares, problemas de coluna, joelhos, entre outros.

As águas termais também são procuradas para tratar várias doenças reumatológicas como fibromialgia, artrites e artroses. Na psiquiatria, indicada no tratamento de estresse, insônia, transtornos de ansiedade, etc. Além dessas áreas, também é indicada para neurologia, polineurites, hérnias de disco, cardiologia, angiologia, varizes e doenças circulatórias.

Pneumologia, otorrinolaringologia, inalação com águas termais são utilizadas por nebulização em sinusites e bronquites.

*Informação: Onda Poços 96,7 FM

Pesquisar