Pelo menos 6,5 milhões de pessoas não possuem acesso à internet em Minas Gerais. Os dados são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad) divulgada nesta quarta-feira (21). O levantamento foi realizado em 2016 e considerou a população acima dos 10 anos.
Os principais motivos alegados são a falta de domínio da tecnologia, falta de interesse, além do alto custo que impede o acesso à web. Os jovens somam 89% dos acessos à internet. Já, 21% dos usuários da internet possuem mais de 60 anos. No estado 98% das pessoas que utilizam a web, possuem ensino superior completo. Diferente de quem possui ensino fundamental incompleto, que o número cai para 37%.
Segundo a pesquisa mais de 64% das pessoas entrevistadas possuem acesso à internet em Minas. As mulheres dominam a rede no estado, com mais de 65% das conexões.Já os homens têm apenas 63% de acesso total da internet em Minas.
Outro fato destacado pela PNAD é a liderança dos aplicativos de mensagens de texto, voz e imagens, que é o principal motivo para o acesso à internet, de acordo com 93% dos pesquisados.Outras 77% das pessoas assistem a vídeos, programas e séries. Já 71% utilizam a internet no estado, para realizar chamadas de voz e de vídeo e 68% apenas para trocar e-mails.