PMU responde a 108 ações na Justiça por medicamentos até mês de novembro

Prefeitura de Uberaba fechou o ano com um total de 108 ações judiciais, decorrentes de demandas de medicamentos, insumos e dietas. O número considera ações ativas e baixadas, incluindo os cumprimentos de sentenças.

De acordo com levantamento obtido pela reportagem junto à gestão anterior da Secretaria Municipal de Saúde, o número de ações judiciais foi reduzido após um pico verificado em 2018, ao analisar os últimos quatro anos. Em 2017 foram 91 ações e, em 2018, saltou para 140. Os números começaram a cair em 2019, quando foram 124, fechando em 108 ações em 2020, com números contabilizados até o dia 4 de dezembro.

Na tentativa de reduzir o volume de ajuizamento de ações, a prefeitura, segundo a Secretaria de Saúde, ampliou a de oferta de medicamentos em cerca de 300%.

Outra iniciativa foi a abertura da Farmácia Solidária, que recebe medicamentos de amostra grátis tanto de pessoas quanto de laboratórios e de médicos, faz todo processo de testagem desse medicamento e estando apto para utilização é transferido para a comunidade. 

Postado originalmente por: JM Online – Uberaba

Pesquisar