Os procedimentos eletivos cirúrgicos e ambulatoriais estão suspensos em Juiz de Fora. A determinação foi dada nesta sexta-feira (26), por meio do decreto nº 14.449 assinado pela prefeita Margarida Salomão (PT). A medida já está em vigor e é válida tanto para o Sistema Único de Saúde (SUS) quanto para hospitais da rede privada. A suspensão seguirá enquanto o município estiver na Onda Roxa do programa Minas Consciente.
De acordo com o decreto, a decisão sobre as cirurgias eletivas tem o objetivo de otimizar a ocupação de leitos hospitalares para o atendimento de pacientes com suspeita ou diagnosticados com Covid-19. O texto esclarece que os procedimentos cirúrgicos compreendem “todos os casos passíveis de postergação de agendamento e que não tenham forte possibilidade de causar agravamento da enfermidade a curto prazo em termos de risco de vida e perda de função ou órgãos”. Também se enquadram neste conceito aqueles que “tenham possibilidade de agendamento prévio e que não constituem urgência ou emergência ou que não sejam decorrentes de atendimento a pacientes pós-Covid-19”.
Já a suspensão dos procedimentos ambulatoriais eletivos é justificada como medida de enfrentamento à disseminação da doença. “Entende-se por procedimentos ambulatoriais aqueles que podem ser realizados em hospitais, consultórios e/ou clínicas e para os quais pode ser necessário aplicação de anestesias locais associadas ou não à sedação, dentre eles consultas especializadas, exames, terapias e atendimentos clínicos.
Atendimentos às gestantes e pacientes crônicos seguem ativos
Ainda de acordo com o decreto, os atendimentos às gestantes, recém-nascidos e puérperas seguirão sendo realizados. O mesmo acontece com os acompanhamentos pós-cirúrgicos, independente do procedimento ter sido ou não eletivo.
Também seguem ativos os atendimentos nas especialidades de oncologia, cardiologia e neurologia, pediatria e trauma, bem como o acompanhamento de pacientes crônicos que sejam considerados imprescindíveis pelos médicos responsáveis.
O post PJF suspende procedimentos eletivos cirúrgicos e ambulatoriais apareceu primeiro em Tribuna de Minas.
Postado originalmente por: Tribuna de Minas – Juiz de Fora