A secretária de Saúde de Piumhi, Rosângela Aparecida Terra e Guerra, confirmou que a variante P1 do coronavírus foi detectada no município e que outra variante, a P2, foi encontrada em uma cidade da região que fica entre Piumhi e Passos. Em declaração na última segunda-feira, 17, a secretária informa que a variante foi detectada em uma mulher de 60 anos, que morreu no dia 27 de março.
“Os resultados dos exames, desde a realização das coletas, são muito demorados. Por isso, recebemos apenas na última sexta-feira que a variante foi detectada na paciente que foi internada no final de fevereiro e, em março, entubada em Passos, onde veio a óbito. Nós, normalmente, fazemos duas coletas de RT-PCR em todos os pacientes internados e enviamos para a Fundação Ezequiel Dias (Funed) para ser feito um primeiro exame e selecionar, de acordo com os critérios da fundação, para encaminhar à Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), onde é feito o sequenciamento genético, que é a detecção dessas variantes”, declarou Rosângela.
Segundo declarações da secretária, quatro variantes do vírus já foram detectadas no Brasil, a do Reino Unido, da África do Sul, P2, e P1 (de Manaus).
“Apesar da paciente em que foi detectado a variante não ter histórico de viagem para Manaus, sabemos que essa situação está acontecendo em Piumhi devido a alta e rápida transmissibilidade de março até agora. Além disso, a Covid-19 está mais presente em pessoas novas, que não estão vacinadas ainda. E isso se deve a essa nova variante P1”, declarou.
Fonte: Folha da Manhã
O post PIUMHI | Variantes de P1 e P2 do coronavírus são detectadas na região apareceu primeiro em .
Postado originalmente por: Portal Onda Sul – Carmo do Rio Claro