Pfizer: prefeitura divulga nota de esclarecimento e explica o não recebimento do imunológico

A prefeitura de Viçosa emitiu nota para esclarecer os motivos das vacinas da Pfizer não virem para o município. Na nota a prefeitura informa que essa primeira remessa de imunológicos foi direcionadas par as cidades com mais de 79 mil habitantes e ressalta que a cidade em parceria com a UFV (Universidade Federal de Viçosa) está apta a receber imunológicos da Pfizer nas próximas remessas.

De acordo com a nota, a Prefeitura de Viçosa, diante dos boatos sobre os motivos do município não receber a vacina da Pfizer, vem a público esclarecer os fatos com transparência. Assim como a definição dos grupos a serem vacinados compete ao Plano Nacional de Imunização, do Governo Federal, os critérios para o recebimento da primeira leva de doses do imunizante no estado não cabem à gestão municipal, mas sim ao Governo de Minas.

Desde o dia 5 de maio, oficialmente comprovado, a Universidade Federal de Viçosa (UFV) e a prefeitura manifestaram o desejo de receber as doses do imunizante e a comprovaram a capacidade técnica do seu armazenamento. A exemplo da população viçosense, a Administração Municipal se surpreendeu com a não classificação da cidade para o recebimento de uma fração da remessa de pouco mais de 64 mil doses da vacina da Pfizer.

Após a divulgação dos municípios contemplados, a Secretaria Municipal de Saúde realizou contato imediato com a Secretaria de Estado da Saúde, que acordou a inclusão de Viçosa no envio da próxima remessa de doses da vacina da Pfizer. Vale ressaltar que as 47 cidades desta primeira fase foram definidas com base em população (municípios com mais de 79 mil habitantes), distância de transporte das doses e capacidade de armazenamento adequado, com Viçosa sendo, sem qualquer aviso prévio, não incluída nesta etapa por critérios populacionais (o censo de 2019, base da classificação, indica 78.846 habitantes), critérios estes questionados pela atual administração.

O índice abaixo das demais cidades da região de casos e óbitos e a elogiada transparência na divulgação e logística da vacinação, em parceria com a UFV, provam que a gestão municipal não tem medido esforços na busca pelo melhor enfrentamento contra pandemia.

No momento em que o país inteiro necessita de união para combater o Coronavírus, a Prefeitura de Viçosa repudia as acusações infundadas de omissão do município na busca pelo imunizante, bem como a utilização política de um tema tão sensível e doloroso para o mundo inteiro.

Leia a nota e o ofício na íntegra em: https://cutt.ly/Une8nU8

O post Pfizer: prefeitura divulga nota de esclarecimento e explica o não recebimento do imunológico apareceu primeiro em Primeiro a Saber.

Postado originalmente por: Rádio Montanhesa

Pesquisar