PF cumpre novos mandados contra fraudes em licitações em Barbacena

Em segunda fase da “Operação Desvia”, que investiga a prática de fraude em licitação e corrupção na Prefeitura de Barbacena, entre 2013 e 2016, deflagrada nesta quinta-feira (25), a Polícia Federal cumpre nesta manhã 30 mandados de busca e apreensão. As ações desta quinta também apuram possíveis desvios de recursos públicos em obras destinadas à ampliação de esgoto sanitário e à construção de academias e de quadras poliesportivas. Expedidos pelo Tribunal Regional Federal da 1ª Região, e pela 1ª Vara Federal de São João Del Rei, os mandados são cumpridos em Juiz de Fora, Belo Horizonte, Barbacena, Piedade do Rio Grande, Carandaí e São João Del Rei.

Conforme a Polícia Federal, em todos os casos em investigação, as obras permanecem inacabadas ou abandonadas, mesmo que os recursos tenham sido liberados pela União. A de ampliação do sistema de esgoto sanitário, por exemplo, a intervenção faz parte de um convênio firmado com o Ministério das Cidades. O projeto previa a instalação de redes coletoras e interceptoras, além da construção das Estações de Tratamento de Esgoto “Galego” e “Retiro das Rosas”.

Já em relação ao Programa “Academia da Saúde”, o Ministério da Saúde repassou recursos à administração de Barbacena, para a construção dos equipamentos nos bairros João Paulo II, Funcionários, Santa Efigênia, Pinheiro Grosso, Santa Luzia, Grogotó, São Francisco, Correia de Almeida, Colônia Rodrigo Silva, Nove de Março, Nossa Senhora do Carmo, Santo Antônio e Monte Mário. Entretanto, as investigações apontaram que os empreendimentos seguem inacabados.

O terceiro projeto explorado pela Polícia Federal abarca o convênio firmado com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). As obras consistem na construção e reforma de quatro quadras poliesportivas nas escolas municipais Monsenhor Lopes, José Felipe Sad, Osvaldo Fortini e Coronel Camilo Gomes de Araújo, sendo que as mesmas também estão inacabadas. Duas das intervenções estão interrompidas há mais de um ano.

As ações desta quinta-feira contam com a mobilização de 130 policiais federais, além de 18 auditores da Controladoria Geral da União (CGU) e 14 auditores da Receita Federal do Brasil.

Operação Desvia

Deflagrada pela Polícia Federal na última terça-feira (21), a primeira fase da Operação Desvia tinha como objetivo desarticular organização criminosa responsável por transações suspeitas na aquisição de equipamentos médicos hospitalares, entre 2015 e 2016, pela Secretaria Municipal de Saúde de Barbacena. A investigação partiu de uma fiscalização realizada pela CGU, que apontou superfaturamento de cerca de R$ 1,4 milhão na aquisição de equipamentos hospitalares, o que supera em 40% o maior valor praticado pelo mercado para a mesma aquisição em período idêntico. O Ministério da Saúde havia transferido ao município o montante de R$ 3,5 milhões para aquisição de 126 equipamentos, destinados ao Hospital Regional de Barbacena. Entretanto, a Secretaria de Saúde utilizou toda a verba transferida pela União na aquisição de apenas 46 instrumentos.

O post PF cumpre novos mandados contra fraudes em licitações em Barbacena apareceu primeiro em Tribuna de Minas.

Postado originalmente por: Tribuna de Minas – Juiz de Fora

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar