PF também atuou em Goiás, Rio de Janeiro, Rondônia, Mato Grosso, Mato grosso do Sul, Pará, Alagoas, Tocantins e Espírito Santo
Nesta terça-feira (5), a Polícia Federal deflagrou a Operação Balada para desarticular uma organização criminosa especializada no tráfico de drogas e de armas de grosso calibre e lavagem de dinheiro em Uberlândia, na região do Triângulo Mineiro.
Ao todo, 247 mandados de prisão e 249 mandados de busca e apreensão foram cumpridos. A ação ainda acontece nos Estados de Goiás, Rio de Janeiro, Rondônia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Alagoas, Tocantins e Espírito Santo.
Conforme as investigações, a organização comprava, em empresas regulares, insumos pra a produção de drogas. Em sete meses, foram manipuladas mais de 11 toneladas de cocaína.
A droga era enviada dos Estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará e Rondônia, armazenada em Uberlândia, e encaminhada para outras regiões de Minas, Goiás, Espírito Santo e Rio de Janeiro.
O grupo ainda atuava no tráfico de arma de fuzis e pistola. Ainda de acordo com as investigações, foram movimentados mais de R$ 2 bilhões nos últimos dois anos. Para dissimular as transações, os criminosos lavavam dinheiro com a utilização de empresas de fachada e aquisições de imóveis e carros de luxo.
Cerca de 850 policiais participaram da operação, que recebeu o nome de balada devido os investigados ostentarem, em redes sociais, festas de luxo, iates e carros esportivos.
Foto: divulgação/Polícia Federal