Pessoas com dívidas vencidas são alvo do Golpe do Falso Protesto em Divinópolis

Estelionatários continuam aplicando golpes por todo o país e um desses é o já conhecido “Golpe do Falso Protesto”. Pessoas com dívidas vencidas são alvos fáceis do crime que utiliza a internet para enganá-las e, por fim, roubá-las.

O golpe acontece através de notificações falsas que chegam até os devedores por mensagens de telefone ou pela internet, através de e-mails. Essas notificações utilizam os dados pessoais e verdadeiros do devedor, copiados de editais publicados legalmente pelos cartórios.

A ousadia dos bandidos é tanta que eles usam brasões do governo e QR Code para incentivar o pagamento via PIX. Nesse caso, se o pagamento for feito, o envio do título de quitação não se concretiza. O prejuízo nesses casos é em dobro, já que depois a vítima precisa quitar a dívida com a pessoa ou a empresa que está devendo.

Durante entrevista ao programa Bom Dia Divinópolis a Tabeliã, Maria Flavia disse que o cartório não usa esses canais para enviar documentos. A notificação é feita por correspondentes. Ela alerta que em dúvida a população precisa procurar o cartório.

As informações são do Sistema MPA – Associada Amirt

 

Pesquisar