Serão oferecidas cinco oficinas gratuitas, para alunos do ensino médio e graduação; Clubes de Ciência será realizado de 17 a 21 de julho
Estão abertas inscrições para o programa Clubes de Ciência (CdeC) desenvolvido por pesquisadores da Universidade de Harvard, localizada em Massachusetts (EUA). O programa vai acontecer pela segunda vez no Brasil, entre 17 e 21 de julho, na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em Belo Horizonte.
Podem participar do evento estudantes do Ensino Médio ou dos dois primeiros anos da faculdade. Os interessados podem se inscrever no site do programa, para concorrer a 100 vagas nas oficinas oferecidas. Nesta segunda edição, haverá cinco clubes, com 20 alunos em cada, nas áreas de ciência e empreendedorismo. As inscrições se encerram no dia 18 de junho.
O CdeC visa despertar o interesse científico em jovens, por meio de oficinas e mentorias gratuitas oferecidas por pesquisadores de Harvard e de outras universidades internacionais de excelência.
Além do Brasil, o projeto também acontece regularmente em outros países, como México, Colômbia, Bolívia e Paraguai. O evento consiste em uma semana de muito trabalho para os participantes, supervisionados por pesquisadores das universidades, sem nenhum custo adicional. Os estudantes são estimulados a desenvolver o pensamento crítico, criatividade e colaboração.
Muito além das oficinas, o projeto pretende motivar e convencer futuros cientistas que é possível fazer ciência de ponta no Brasil. A realização do projeto para o Brasil tem contado com o apoio da SciBr Foundation, da Academia Brasileira de Ciências e da David Rockefeller Center for Latin American Studies da Universidade de Harvard.
Confira abaixo as oficinas da edição 2018:
A busca de vida no universo / Instrutor: Luan Ghezzi
Quem nunca olhou para um céu estrelado e se perguntou se estamos sozinhos no Universo? Esta questão profunda vem ganhando respostas cada vez mais concretas com os avanços científicos recentes da Astronomia e Biologia. Neste clube de Astrobiologia, os estudantes irão discutir a definição de vida, descobrir os seus limites e utilizar o método de trânsito para procurar planetas ao redor de estrelas observadas pela missão Kepler. Os alunos determinarão algumas das características destes planetas, verificarão se elas favorecem a habitabilidade e realizarão a extração de DNA para analisar as dificuldades envolvidas na detecção de evidências de vida. Ao final do clube, os estudantes serão capazes de avaliar a probabilidade de encontrarmos vida fora da Terra em um futuro próximo.
Ciência empreendedora – transformando pesquisa em negócio / Instrutor: Guilherme Rosso e Daniel Pimentel
Os participantes serão desafiados a pensar em como pesquisas podem se transformar em negócios de base científica. Além da apresentação de casos de sucesso de cientistas empreendedores nacionais e internacionais, discutiremos os desafios para vencer o Vale da Morte da Inovação e aprenderemos a utilizar uma ferramenta para diagnosticar o nível de maturidade tecnológica (TRL) e de comercialização (CRL) de um projeto. Ao final do Clube, os alunos terão que apresentar um modelo de negócio para um produto desenvolvido a partir de uma pesquisa científica.
Combatendo epidemias / Instrutores: David Soeiro e Lidyane Camelo
Os alunos serão confrontados com casos reais com uso da metodologia científica inerente dos estudos epidemiológicos para discutir como as populações sofreram e enfrentaram diferentes problemas de saúde (das doenças infecciosas aos problemas crônicos de saúde) até os dias atuais. Para lançar hipóteses, os alunos disporão de perguntas como: como se deu a morte de milhares de pessoas por cólera em Londres no século XIX? Como a varíola foi considerada uma doença erradicada? Como doenças ocasionadas pelo vírus Ebola e Zika se tornaram e deixaram de ser consideradas emergências internacionais de saúde pública? O que nos levou a um padrão atual de maior acometimento da população por doenças crônicas?
Entendendo a vida através da genômica / Instrutores: Luiz Eduardo Del Bem e Bruno Souza
Os estudantes vão discutir e aprender sobre genômica, a ciência que sequencia e analisa genomas, a totalidade da informação genética das espécies. No curso serão abordados os fundamentos bioquímicos e computacionais do sequenciamento de genomas e de análise destes dados. Ao longo do curso pretende-se abordar as seguintes perguntas: Como sequenciamos e montamos genomas? Que tipo de descobertas revolucionárias na biologia foram [e estão sendo] feitas com informações genômicas? E quais são as aplicações da genômica na busca por entender questões fundamentais para a ciência como a origem das espécies e o funcionamento das células?
Nanotecnologia para o desenvolvimento de novos medicamentos / Instrutor: Diego dos Santos Ferreira
Os alunos vão apresender as teorias por trás do uso de nanotecnologia na área farmacêutica. Como essa tecnologia pode auxiliar no desenvolvimento de medicamentos que sejam mais eficazes e seguros que as opções atuais? E como garantir que novas moléculas, que originalmente não poderiam ser utilizadas em nosso organismo, possam se tornar medicamentos?
Os alunos terão acesso a técnicas de imagens para avaliar os padrões de distribuição de moléculas no organismo através do uso de nanotecnologia e participarão do preparo de uma das partículas mais conhecidas: os lipossomas.
Sobre o ‘Clubes de Ciência’
O projeto foi fundado em 2014 por doutorandos mexicanos de Harvard e MIT com a missão de expandir o acesso ao ensino de ciências de alta qualidade, inspirar e mentorar as futuras gerações de pesquisadores através de uma rede de colaboração científica. Em um ano, o CdeC expandiu para Colômbia e Bolívia, treinando 4.500 estudantes. Em 2017, como parte de sua expansão, o ‘Clubes de Ciência’ chegou ao Brasil, Paraguai e Peru e espera-se incorporar mais cinco países e 40 mil estudantes até 2020.
Fonte: UFMG/Clubes de Ciência Brasil
Postado originalmente por: Portal Sete