Pesquisadores de Divinópolis desenvolvem dispositivo capaz de diagnosticar câncer de boca e pele

Pesquisadores da Universidade Federal São João Del Rei (UFSJ), campus Dona Lindu em Divinópolis, desenvolveram um dispositivo capaz de medir lesões e ajudar no diagnóstico do câncer de boca e pele. A ideia já foi patenteada e deve estar no mercado em até dois anos.

Essa é a primeira vez na história da universidade que uma pesquisa é patenteada, licenciada e produzida por uma empresa em grande escala.

O item capaz de fazer o diagnóstico é uma régua que mensura as lesões orais, dermatológicas e ainda as classifica dentro do sistema TNM, que analisa Tumor, Nódulos e Metástases.

 Pesquisa

A patente de licenciamento foi desenvolvida na UFSJ durante o mestrado em biotecnologia de Sérgio Andrade, sob orientação do professor e doutor Fernando de Pilla Varotti, que são os co-inventores do produto.

Os dois ressaltam a importância do dispositivo para melhorar a qualidade do diagnóstico de lesões orais e dermatológicas, o que atraiu o interesse de diversas empresas nacionais e multinacionais.

Além disso, o contrato com uma empresa nacional, segundo os pesquisadores, fomenta a indústria e permite benefícios à comunidade, além de contribuir para os aspectos acadêmicos da UFSJ, possibilitando aporte de recursos através dos royalties.

 

Fonte – G1

O post Pesquisadores de Divinópolis desenvolvem dispositivo capaz de diagnosticar câncer de boca e pele apareceu primeiro em Rádio Sucesso FM.

Postado originalmente por: Sucesso FM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar