Pesquisa revela que 80% dos brasileiros escutam rádio

Levantamento realizado pela Instituto Kantar IBOPE Media demonstra a força do rádio no país

Em coletiva de imprensa realizada pelo Instituto Kantar IBOPE Media, foi revelado que 80% dos brasileiros, nas 13 regiões pesquisadas, sintonizam no rádio. O tempo médio que passam ouvindo rádio é de 3h55 por dia nessas regiões.  Outro dado revelado foi de que dos 100 anunciantes do mercado brasileiro, 99% escolheram o rádio como plataforma de anúncio no primeiro semestre de 2023. 

Desconsiderando o rádio tradicional, 90% dos brasileiros que responderam a pesquisa afirmaram consumir algum formato de áudio, incluindo rádio, música, streaming ou podcasts. Ademais, 76% dos ouvintes reconhecem a modernização do rádio em seus conteúdos e formatos, e 38% afirmam que a opção de ouvir online enriqueceu sua experiência.

Dos locais pesquisados, a Grande Belo Horizonte e Grande Porto Alegre lideram em alcance, com 84% da população sintonizando. Sobre o local onde é escutado rádio, as respostas variam,  58% da audiência ocorre em casa, 27% em carros particulares, 12% no trabalho, 7% em teletrabalho, 5% no transporte público, 4% na rua ou ao ar livre, 4% em táxis ou apps de transporte e 4% em outros contextos.

Sobre o conteúdo mais buscado, a música ocupa a primeira posição, seguida por 32% para notícias locais, 26% para noticiários nacionais, 25% para notícias de trânsito e 24% para futebol.

Artes: divulgação Instituto Kantar IBOPE Media

Pesquisar