Em um daqueles estudos que qualquer um questiona “por que isso foi feito?”, cientistas japoneses liderados por Ojima T. Kojima descobriram algo intrigante: as listras pretas e brancas das zebras são capazes de reduzir em 50% as picadas de mosquitos e moscas.
O estudo, publicado na revista científica PLOS One descobriu que o disfarce preto e branco são mais eficazes que pesticidas. Para concluir isso, eles utilizaram seis vacas: pintaram duas vaca apenas com listras pretas, outras duas com listras pretas e brancas e as duas restantes sem pintura. A ideia era descobrir se a tinta usada no teste influenciava os resultados.
As listras foram feitas a mão e as vacas com o disfarce completo de zebra tiveram 50% menos comportamento de picadas, como movimentos da cabeça e da cauda. Após a primeira rodada de resultados, os cientistas revezaram a pintura entre as vacas para descobrir se alguma característica específica das vacas poderia ter reduzido as picadas. Os resultados foram consistentes: sempre as vacas pintadas com duas cores eram picadas aproximadamente 50% menos que o normal.
Portal MPA