Uma pesquisa publicada recentemente afirmou que somente 37,8% das mulheres se preparam para aposentar, já 45,1% dos homens pensam no futuro.
O Financista Fabrizio Gueratto do Canal 1 Bilhão Educação Financeira afirmou que a cultura machista ainda prevalece na sociedade, já que o homem ainda é visto como o provedor da casa, ou seja, tem mais responsabilidade financeira de manter a família.
No entanto, esse pensamento vem mudando nos últimos 20 anos. Podemos observar que a mulher vem ocupando cargos de liderança e muitas dessas mulheres sustentam a casa sozinha.
Porém, os números chamam a atenção para ambos os sexos. Sendo assim, outro ponto que podemos observar é que o brasileiro ainda não programa o futuro, e com isso será dependente do INSS, portanto vai ser difícil sobreviver com qualidade de vida, como destacou o Financista.
A pesquisa ainda mostrou que o brasileiro continua dando sempre a mesma desculpa para justificar a falta de disciplina para guardar dinheiro, ou seja, 41,7% das mulheres entrevistadas afirmaram que não sobra dinheiro no final do mês, já 28,2% dos homens também alegaram o mesmo motivo.
Fabrizio ainda disse que o primeiro dinheiro que entra no mês é o que se deve guardar e não o que sobra. Aprendemos errado na infância. Ele também afirma que todos podem guardar pelo menos 10% do que ganham.
O estudo também informou que 5,58% dos homens responderam que teriam dinheiro para apenas um mês, caso ficasse desempregados, enquanto 4,46% das mulheres deram a mesma resposta.
Mas, aqueles que conseguiram sobreviver sem o emprego por mais 12 meses representam apenas 12% dos homens em comparação com 7,1% das mulheres.
Em relação a estas respostas o Financista ressalta que todos precisam ter um cofre de emergência, ou seja, no mínimo 6 meses do custo de vida aplicado em um investimento com liquidez e sem volatilidade, já que imprevistos acontecem ao longo da vida.
Já em relação a previdência, Fabrizio disse que os brasileiros precisam separar o dinheiro desde os 18 anos. A disciplina é o item mais importante.
Canal 1 Bilhão Educação Financeira
Vale ressaltar que o Canal 1 Bilhão Educação Financeira foi criado pelo jornalista, escritor e palestrante Fabrizio Gueratto com o objetivo de levar educação financeira em uma linguagem simples, para que o investidor aprenda a acumular riquezas.
Além disso, o fundador do canal foi eleito em 2018 um dos mil paulistanos mais influentes e que atua a mais de 12 anos no mercado de informações financeiras.
(com supervisão de Patrícia Marques)