PBH conclui segunda etapa da obra de prevenção de enchentes da avenida Vilarinho

Nos últimos anos, em decorrência das tempestades a região ficou devastada nos períodos chuvosos

A Prefeitura de Belo Horizonte concluiu a segunda etapa das obras de prevenção de enchentes para a avenida Vilarinho, na região de Venda Nova, após cerca de um ano e seis meses. A área sofreu, nos últimos anos, com as fortes tempestades e, por diversas vezes, ficou devastada durante os períodos chuvosos.

Foi implantada uma caixa de captação no estreitamento do Ribeirão Isidoro, na avenida Vilarinho com rua Doutor Álvaro Camargos e rua Maçom Ribeiro. De acordo coma PBH, foram investidos R$ 12,8 milhões na estrutura.

A estrutura de captação tem área aproximada de 2,5 mil metros quadrados e volume próximo a 10 mil metros cúbicos e “irá receber o volume excedente das chuvas e das redes de drenagem do entorno”. “A estrutura vai drenar o excesso de águas sobre as vias durante os eventos chuvosos mais intensos, reduzindo o risco de elevação da lâmina d’água na região e o tempo de permanência da água sobre a pista.  Além da estrutura, foram feitos serviços de adequação de interceptores de esgoto, ajustes da geometria das pistas, implantação de passeios, sarjetas, meio-fio, sinalização viária e paisagismo”, diz a nota à imprensa.

Outras três obras estão em andamento para reduzir os riscos de enchentes na região. Além das obras do Córrego do Nado, foi iniciada, em 2021, a construção de outros dois reservatórios profundos, cada um com capacidade de armazenar 115 milhões de litros de água cada um, totalizando 230 milhões de litros, que deverão ficar prontos em 2024.

Com informações da rádio Itatiaia*

Foto: Sudecap/ Divulgação

Pesquisar