Patos de Minas: Garoto de 8 anos identifica astro classificado como asteroide

O garotinho Nicolas Dumont, de oito anos, fez uma descoberta para lá de original. Analisando imagens registradas pelos telescópios do programa da International Astronomical Search Collaboration (IASC/NASA Partner), ele identificou e sinalizou a movimentação de um astro que foi classificado preliminarmente como um asteroide.

Agora, a detecção já publicada passará por avaliações do Minor Planet Center para a confirmação.

Observatório de Astronomia de Patos de Minas

Esta etapa pode ser um pouco demorada, já que o astro apontado por Nicolas será observado por um longo período de tempo (de três a cinco anos) a fim de verificar a órbita e consolidar medições do objeto identificado, o qual foi provisoriamente designado como “P21tmvg”.

Nicolas é o mais jovem de uma equipe liderada pelo Observatório de Astronomia de Patos de Minas, estando inscrito também no programa Caça Asteroides do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI).

A International Astronomical Search Collaboration (IASC/NASA Partner) é um programa de ciência cidadã disponibilizado pela NASA e que fornece dados astronômicos de alta qualidade para cientistas cidadãos em todo o mundo, possibilitando a colaboração em descobertas astronômicas originais além da participação na astronomia prática. Dentre os principais objetivos do programa estão a descoberta de asteroides que possam constituir um perigo para a Terra e melhorar o conhecimento das trajetórias dos asteroides já conhecidos. Na pesquisa é utilizado um software específico, chamado de Astrométrica, o qual auxilia na análise das imagens do céu obtidas com o telescópio de 1.8 metros de abertura pertencente à Universidade do Havaí.

Os membros da equipe são treinados e supervisionados pelo Observatório de Astronomia de Patos de Minas e têm suas descobertas analisadas e revisadas pelo Observatório antes de serem reportadas à equipe do IASC.

No vídeo, podemos observar a transição de quatro fotos com as estrelas fixas no céu profundo, enquanto o ponto em movimento indica o astro descoberto pelo Nicolas e reportado à equipe da IASC, que deferiu e publicou preliminarmente a descoberta, sinalizando a possibilidade de tratar-se de um asteroide.

 

Fotos, vídeo e informações: Observatório de Astronomia de Patos de Minas

As informações são do portal Clube Notícia, associado AMIRT

Pesquisar