Passos retoma aulas remotas e estuda a volta das presenciais

A Secretaria de Educação de Passos marcou para 18 de fevereiro o retorno das aulas na rede pública do município, da pré-escola ao Ensino Fundamental II. As aulas serão realizadas de forma remota. A decisão foi tomada após análise feita pela comissão de estudos especializados em relação à covid-19 e aos recursos eletrônicos que os alunos podem utilizar para acessar o conteúdo a ser ministrado. Além de videoaulas, kits de material didático e interativo também serão disponibilizados para auxiliar na aprendizagem.

De acordo com informações da prefeitura, com o intuito de oferecer opções seguras para a retomada das aulas presenciais, a Comissão de Retorno às Aulas tem trabalhado com adaptações nas escolas de acordo com os protocolos estabelecidos para evitar a propagação do novo coronavírus.

Segundo a secretaria, a estimativa é que a volta das aulas presenciais ocorra de maneira optativa, respeitando a opção dos pais em permitir que seus filhos voltem às escolas ou não. Outro método que pode ser adotado é o revezamento dos alunos em sala de aula e, em quaisquer modalidades, todos devem receber o mesmo conteúdo educacional, sendo que, após a retomada total, a efetividade do ensino será analisado por meio de avaliações pedagógicas.

Para a secretária municipal de Educação, Jane Hespanhol, a prioridade é garantir a segurança dos estudantes e profissionais da área.

“Sabemos que esta não é a melhor forma de realizar o nosso trabalho mas, observando o contexto, é o que temos neste momento para não permitir com que as crianças fiquem sem atividades educacionais. Além disso, as escolas serão adaptadas para que todos se mantenham seguros no ambiente escolar, desde quando entram, até o horário de saída. Isto é, logo nos portões, vamos contar com profissionais para aferir a temperatura de todos que passam pelo local, além de dispensers de álcool em gel, troca de máscaras a cada duas horas e o distanciamento necessário”, explicou.

Segundo a secretária, o conteúdo ministrado remotamente passará por revisões junto aos alunos para identificar o que foi consolidado.

“Trabalhamos com uma equipe de técnicos pedagógicos que orientam sobre a maneira de trabalhar com os alunos nas aulas remotas e, além disso, reúnem todo o material que deve ser utilizado nos estudos. O processo de retomada será um grande desafio para todos os setores e, por isso, precisamos contar com o apoio dos pais não só no que se refere aos estudos em casa, mas também para conscientizar nossas crianças sobre a importância de respeitar os protocolos de segurança. Se todos se cuidarem, fica mais fácil cuidar de nossos estudantes e dos profissionais da educação”, disse Jane.

Nos próximos dias, os alunos que estão matriculados em escolas da Rede Municipal de Educação devem receber orientações para a retirada dos kits de materiais. Em Passos, o novo coronavírus já infectou 2.924 pessoas, sendo que 82 casos estão em acompanhamento e 54 pessoas morreram em decorrência da covid-19.

 

Fonte: Folha da Manhã

O post Passos retoma aulas remotas e estuda a volta das presenciais apareceu primeiro em .

Postado originalmente por: Portal Onda Sul – Carmo do Rio Claro

Pesquisar