Tema foi debatido no encontro com os municípios integrados à Redesim
Agentes de desenvolvimento, atendentes da Sala Mineira do Empreendedor e secretários municipais participaram do 5º Encontro com os municípios integrados à Redesim, promovido pela Junta Comercial de Minas Gerais.Transmitido por videoconferência (plataforma Microsoft Teams), o evento foi conduzido pelo gerente de Integração da Jucemg, Gabriel Tavares, que sinalizou a “importância de tratar da melhoria do ambiente de negócios e do desenvolvimento econômico dos municípios mineiros”.
O objetivo do encontro foi apresentar novas parcerias para a Sala Mineira do Empreendedor, um espaço de referência para que o empresário, o contador e o cidadão de forma geral tenham acesso a uma série de serviços em um local único, sem a necessidade de peregrinar por diversos órgãos. Em sua fala, Gabriel Tavares reforçou que, além da Jucemg, Sebrae-MG e prefeituras, “os municípios podem e devem agregar mais serviços às Salas Mineiras, firmando parcerias com entidades de crédito, associações comerciais, CDLs, faculdades, dentre outros, como o Sine.” As informações para adesão ao Sine podem ser solicitadas por meio do e-mail [email protected].
Representando a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), a diretora de Gestão do Atendimento ao Trabalhador da Coordenação Estadual do Sistema Nacional de Emprego (Sine), Angela Souza, ressaltou que a parceria entre o Sine e a Sala Mineira ao afirmar que “ambos compartilham de objetivos comuns para o cidadão, seja para aquele que busca recolocação no mercado, seja para o que pretende empreender”.
Projeto Ponte Digital
Em sua fala, Ângela apresentou ainda o Projeto Ponte Digital, desenvolvido em meados de 2020, cujo objetivo é assegurar o acesso aos serviços digitalizados do Sine – disponibilizados on-line e em lojas virtuais pelo Ministério da Economia – para os cidadãos que não têm acesso a esses recursos ou que não saibam utilizá-los. O projeto funciona por meio de parcerias entre o governo de Minas e as prefeituras com pontos de atendimentos nos quais os trabalhadores recebem orientações, instruções e esclarecem dúvidas quanto ao uso das ferramentas. Em Minas, o projeto já funciona em nove municípios, totalizando mais de mais de 1.180 atendimentos realizados.
Para Marcel Souza, superintendente de Gestão e Fomento ao Trabalho e à Economia Popular Solidária da Sedese, “a vida acontece no município e as parcerias com entidades locais são fundamentais para implementar políticas públicas de qualidade para o cidadão”.
Rede Sine
A Rede Sine Minas Gerais está presente, atualmente, em 123 municípios do estado, com 133 unidades de atendimento ao trabalhador. Os serviços prestados são: intermediação de mão de obra; orientação à emissão da Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS); habilitação ao seguro-desemprego; qualificação social e profissional; orientação e certificação profissional; pesquisa e informações do trabalho e fomento a atividades autônomas e empreendedoras conforme as resoluções e normativas do Conselho Federal do Fundo de Amparo ao Trabalhador (Codefat).
O Sine foi criado em 1975 sob a égide da Convenção nº 88 da Organização Internacional do Trabalho (OIT), que orienta cada país-membro a manter um serviço público e gratuito de emprego para a melhor organização do mercado de trabalho. A finalidade do órgão é a implantação de serviços e agências de colocação em todo país, a fim de estabelecer condições para adequação entre a demanda do mercado de trabalho e a força de trabalho, dentre outros.
As informações são da Junta Comercial do Estado de Minas Gerais.