Para 39,3% dos comerciantes mineiros que apostam na Black Friday, nada impedirá bom desempenho nas vendas

Foto: Fecomércio

Conforme a pesquisa Expectativa de Vendas Black Friday 2023, realizada pelo Núcleo de Pesquisa e Inteligência da Fecomércio MG, 37,3% dos comerciantes mineiros farão ações para estimular as vendas na Black Friday deste ano, que acontece no próximo dia 24, última sexta-feira do mês. Em 2022, 36,3% das empresas aderiram à Black Friday. Esse ano, entre os empresários do comércio de Minas, 90,6% dizem conhecer a data comercial.

As ações para incentivar as vendas ocorrerão em 37,1% das lojas físicas e em 21,9% das lojas online, para aquelas que vendem pela internet. Conforme 24,0% das empresas que farão ações promocionais, os descontos na data serão acima de 45%. Descontos e propagandas dos produtos serão as estratégias mais utilizadas pelos comerciantes.

A expectativa de cerca de metade das empresas que aderem à Black Friday é de que haja aumento no volume de vendas de até 20%. Neste ano, apenas 8,0% das empresas que investem na Black Friday contam com aumento das vendas acima de 50%.  Em 2022, 61,7% das empresas que aderiram às promoções aumentaram as vendas em até 20%.

Para a Black Friday 2023, 39,3% dos comerciantes se mostram entusiasmados, afirmando que nada poderá atrapalhar o bom desempenho das vendas. A crise econômica e o baixo fluxo do comércio são indicados por 20,7% como fatores que podem prejudicar as vendas, seguidos por outros motivos como cautela e endividamento do consumidor, desemprego e falta de dinheiro. A dificuldade de fazer investimento na Black Friday é mencionada por 10% como motivo para um desempenho fraco de vendas na data.

Metodologia

A pesquisa Expectativa de Vendas Black Friday 2023 aplicou questionários (survey) por telefone para uma amostra proporcional aos segmentos do comércio varejista do estado de Minas Gerais. As lojas foram selecionadas com base no cadastro da área de Estudos Econômicos do Sistema Fecomércio MG. A pesquisa foi realizada entre os dias 17 a 25 de outubro de 2023. Foram avaliadas 414 empresas, sendo pelo menos 39 em cada região de planejamento (Alto Paranaíba, Central, Centro-Oeste, Jequitinhonha-Mucuri, Zona da Mata, Noroeste, Norte, Rio Doce, Sul de Minas e Triângulo). A amostra avaliada perfaz uma margem de erro da ordem de 5,0%, a um intervalo de confiança de 95%.

Acesse a pesquisa completa:

Sobre a Fecomércio MG
A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Minas Gerais integra o Sistema Fecomércio MG, Sesc e Senac em Minas e Sindicatos Empresariais que tem como presidente o empresário Nadim Donato. A Fecomércio MG é a maior representante do setor terciário no estado, atuando em prol de mais de 740 mil empresas mineiras. Em conjunto com a Confederação Nacional do Comércio (CNC), presidida por José Roberto Tadros, a Fecomércio MG atua junto às esferas pública e privada para defender os interesses do setor de Bens, Serviços e Turismo a fim de requisitar melhores condições tributárias, celebrar convenções coletivas de trabalho, disponibilizar benefícios visando o desenvolvimento do comércio no estado e muito mais.

Há 85 anos fortalecendo e defendendo o setor, beneficiando e transformando a vida dos cidadãos.

Confira os Spots:

Pesquisar