Panorama: Com mercado em alta, BHFM, Rádio Itatiaia e Liberdade FM avançam em Belo Horizonte

Belo Horizonte – 98 FM também se destaca ao ampliar de forma significativa a sua participação no meio FM local. Extra FM, Transamérica Hits e 93 FM também avançam


O mercado de rádio de Belo Horizonte acompanhou mais uma atualização do comportamento da audiência de rádio, esta medida pelo Kantar Ibope Media. E 2019 começa com boas notícias: o meio FM local apresentou uma alta em seu universo de ouvintes no último trimestre de 2018, impulsionado pela melhora nos índices de várias FMs importantes. Acompanhe os destaques (05-00h/FM+WEB/todos os dias e locais/trimestre outubro a dezembro de 2018):

Top 3 em alta

Donas de grandes volumes de audiência (seja na média de ouvintes por minuto, como também no alcance máximo), as três primeiras colocadas no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) impactaram diretamente na alta do meio FM. A BH FM 102.1, atual líder isolada neste período, variou de forma positiva na comparação com o período anterior, mantendo assim boa vantagem para as demais FMs medidas na Grande Belo Horizonte. A BH FM também está entre os maiores volumes de audiência média no país.

Outra que está entre os maiores volumes de audiência no rádio brasileiro é a Rádio Itatiaia FM 95.7 (popular/jornalismo-esportes). A atual vice-líder geral também ampliou a sua participação na média de audiência na comparação com o período anterior e segue líder no alcance 30 dias. Vale lembrar que, tanto a Rádio Itatiaia e a BH FM, cravam marcas superiores a 2 milhões de ouvintes diferente no alcance 30 dias.

A Liberdade FM 92.9 (popular/sertanejo) também variou de forma positiva na Grande Belo Horizonte, ampliando a sua participação na audiência FM+WEB. A emissora está sozinha na terceira colocação geral e na vice-liderança geral entre as rádios consideradas musicais.

Top 10 movimentado

A sequência do 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) conta com a Alvorada FM 94.9 (líder isolada no adulto-contemporâneo), 107 FM 107.5 (líder no gospel/religioso) e Jovem Pan FM 99.1 (líder no jovem/pop). Dessas rádios que são lideres em seus formatos, a Alvorada FM e a Jovem Pan FM também cravam médias superiores a 1 milhão de ouvintes diferentes no alcance 30 dias.

Um dos destaques da medição ficou por conta da 98 FM 98.3 (talk/esportes-rock). A emissora segue posicionada na sétima colocação geral, mas diminuiu de forma considerável a diferença que a separava do top 5 no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). A emissora obteve um dos maiores avanços entre as FMs medidas, isso na comparação com o resultado passado.

Também é destaque o avanço da Extra FM 103.9 (popular/hits), rádio que cravou o seu melhor resultado de audiência desde o seu retorno à Grande Belo Horizonte (ocorrido em 2017). A emissora variou de forma positiva e conseguiu avançar dentro do top 10 no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), ocupando agora a nona colocação nesse filtro.

A Antena 1 FM 105.1 (adulto-contemporâneo), rádio que vem de alta na reta final de 2018, segue isolada em oitavo no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). Já a CDL FM 102.9 (adulto/alternativo) fecha o top 10 nesse período, posicionada bem próxima da Extra FM.

Mais destaques

O formato de rádio popular/hits foi impulsionado em Belo Horizonte devido o desempenho positivo de várias FMs que atuam nessa linha. A Transamérica Hits FM 88.7 também obteve uma variação positiva significativa na atual medição, avançando no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). A emissora também tem um alcance 30 dias considerável nesse período, entre os 10 maiores da capital mineira.

Outro destaque foi a “novata” 93 FM 93.5 (popular/hits), emissora que foca a região norte da Grande Belo Horizonte e a região de Sete Lagoas. O atual resultado resultou no maior volume de audiência obtido pela emissora, esta que passa a estar à frente pela primeira vez de sua concorrente regional. A expectativa é de que a 93 FM continue avançando no mercado da capital mineira.

Importante: entenda o ranking…

A medição de audiência realizada pelo Kantar Ibope Media conta com vários cenários diferentes. O abordado aqui é acompanhado pelo tudoradio.com desde 2007, mostrando a evolução do meio FM na média de audiência por minuto das estações medidas. Para algumas emissoras é importante estar entre os maiores volumes de audiência, mas para outras o foco é estar bem posicionada dentro de seu formato e/ou público-alvo, situações que vão determinar as estratégias de cada estação.

Também é importante considerar que a média de ouvintes por minuto é um dos dados considerados pelo mercado. A pesquisa conta com outros índices e valores, como share (partilha do meio FM/AM entre as rádios medidas), índice absoluto de audiência, alcance (total de ouvintes diferentes impactados pela rádio durante um determinado períodos de tempo), entre outros dados.

Cerca de 32 FMs são medidas na atual pesquisa de audiência da Grande Belo Horizonte.

FM+Web

A partir de janeiro de 2016 o Kantar Ibope Media anunciou publicamente que realizou mudanças no método de aferição de audiência do rádio no Brasil, onde a nova metodologia possibilitou que 20% das entrevistas fossem realizadas pela internet, o que também ampliou o universo de ouvintes que acompanham o meio de forma on-line (streaming) e também no offline (já que essa pesquisa online também afere a audição via ondas terrestres).

Daniel Starck (Tudo Rádio)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar