Panorama: BHFM, Alvorada FM e Jovem Pan FM avançam em audiência. Rádio Itatiaia segue líder em Belo Horizonte

Belo Horizonte – Universo de rádio apresentou forte alta em sua média de audiência na comparação com a medição passada

Nesta quarta-feira (10) o mercado de rádio de Belo Horizonte acompanhou mais uma atualização dos dados da audiência FM local, esta que é medida regularmente pela Kantar Ibope Media. E a notícia é boa para o meio: o universo de ouvintes concentrados nos principais períodos da pesquisa contou com uma alta expressiva em sua média, isso na comparação com a pesquisa anterior. Acompanhe os destaques (05h-00h/FM+WEB/todos os dias e locais/trimestre dezembro de 2020 a fevereiro de 2021):

Líderes seguem isoladas

A BH FM 102.1 (popular/hits) foi um dos principais destaques da atual medição de audiência. A emissora foi a única entre as três primeiras a ampliar a sua média em períodos como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), voltando a superar os 100 mil ouvintes nesse período. Isolada na vice-liderança geral, a emissora também supera a expressiva marca de 127 mil ouvintes por minuto em filtros comerciais (06h-19h/FM+WEB/segunda à sexta-feira).

Já no topo nos principais períodos de audiência, a Rádio Itatiaia FM 95.7 continua isolada na liderança geral e colecionando números expressivos, o que a posiciona entre os canais de maior audiência do rádio FM brasileiro. Em filtros gerais como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), a Itatiaia viu pouca mudança em seu patamar de audiência e observou crescimento em filtros comerciais.

Completa o top 3 a Liberdade FM 92.9 (popular/sertanejo), emissora que está isolada em sua colocação geral nos principais períodos da pesquisa e também figura entre as estações de maior volume de audiência do país.

Avanços

A sequência do ranking FM no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) contou com mais dois destaques. A Alvorada FM 94.9, líder no formato adulto-contemporâneo, cravou mais uma alta em sua média de audiência. A nova movimentação da emissora a deixa ainda mais isolada na expressiva quarta colocação geral dos principais períodos da pesquisa.

Também é destaque o desempenho da Jovem Pan FM 99.1 (jovem/pop), emissora que completa o top 5 e a seleta lista de emissoras cujo alcance máximo supera a marca de 1 milhão de ouvintes diferentes. Na audiência, a estação cresceu na comparação com a pesquisa passada e fica ainda mais isolada em sua posição no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais)/

Sequência 

A 98 FM 98.3 (jovem/rock-talk) continua na sétima colocação geral em períodos como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) e se vê mais próxima da sexta colocada (rádio não assinante). A emissora viu uma melhora em seu índice de audiência na comparação com a pesquisa anterior, contribuindo com a alta do FM mineiro.

Na sequência, mais próximas no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), Antena 1 FM 105.1 (adulto-contemporâneo) e Extra FM 103.9 (popular/hits, emissora que variou de novo de forma positiva nesse período) também seguem entre os maiores volumes de audiência no rádio mineiro.

No 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) o top 10 é completado por uma FM não assinante, que é seguida pelas emissoras CDL FM 102.9 (adulto/alternativa) e CBN FM 106.1 (jornalismo/esportes). Essas duas FMs citadas se destacaram ao apresentar altas expressivas na comparação com a pesquisa passada.

Importante: entenda o ranking…

A medição realizada pela Kantar Ibope Media conta com vários cenários diferentes. Desde 2007 o tudoradio.com mostra a evolução do meio FM na média de audiência por minuto das estações medidas, tendo o 05h-00h (todos os dias e locais) como base.

Para algumas emissoras é importante estar entre os maiores volumes de audiência (que é a composição de alcance com tempo médio), mas para outras o foco é estar bem posicionada dentro de seu formato e/ou público-alvo, situações que vão determinar as estratégias de cada estação.

Também é importante considerar que a média de ouvintes por minuto é um dos dados considerados pelo mercado. A pesquisa conta com outros índices e valores, como share (partilha do meio FM/AM entre as rádios medidas, esta que também conta com cenários diversos), índice absoluto de audiência, alcance (total de ouvintes diferentes impactados pela rádio durante um determinado períodos de tempo, dado que tem um peso semelhante à média de audiência), afinidade, sobreposições, entre outros dados e cenários.

Todos esses recortes, seja da audiência, alcance, afinidade, entre outros dados, ajudam nos planejamentos artístico, promocional e comercial do mercado.

Cerca de 35 FMs são medidas na atual pesquisa de audiência da Grande Belo Horizonte.

Pesquisar