Panorama: Alvorada FM e Jovem Pan FM avançam em Belo Horizonte. Rádio Itatiaia segue líder de audiência

Belo Horizonte – BHFM mantém vice-liderança geral de forma isolada. Extra FM apresenta crescimento consistente em sua média

O mercado de rádio de Belo Horizonte acompanhou mais uma atualização dos dados da audiência FM, esta que é medida regularmente pela Kantar IBOPE Media. Poucas mudanças foram observadas nos principais períodos da medição, com o top 10 permanecendo estável em sua configuração se considerado os filtros gerais. No geral, o meio FM oscilou negativamente no universo de ouvintes, mas segue em patamar histórico elevado. Acompanhe os destaques (05h-00h/FM+WEB/todos os dias e locais/trimestre março a maio de 2021):

Sem mudanças no top 3

Os três maiores volumes de audiência no rádio mineiro acompanharam o movimento visto na média geral do FM na Grande Belo Horizonte. Com isso, não foram observadas mudanças de colocações em filtros gerais. Melhor para a Rádio Itatiaia FM 95.7 (popular/jornalismo-esportes), emissora que segue isolada na liderança geral de audiência e também mantém boa vantagem para as demais FMs medidas no ranking FM.

Quem também segue isolada em sua colocação é a BH FM 102.1 (popular/hits), atual vice-líder geral nos principais períodos da medição. A estação é dona do segundo maior alcance do rádio mineiro e observou um crescimento nesse quesito na comparação com a pesquisa anterior. Tanto a BHFM como a Itatiaia estão bem acima da marca de 1.5 milhões de ouvintes alcançados (30 e 90 dias/05h-00h/FM+WEB/todos os dias e locais).

A Liberdade FM 92.9 (popular/sertanejo) também se destaca por permanecer relativamente próxima da concorrência pela vice-liderança geral nos principais períodos da pesquisa, completado o top 3 nos principais períodos da medição. A rádio também é dona de um elevado alcance na Grande Belo Horizonte, sendo o terceiro maior do mercado mineiro.

Avanços de audiência

A sequência do ranking FM em filtros como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) contam com altas em audiência. A Alvorada FM 94.9 (adulto-contemporâneo) apresentou uma consistente variação positiva em seu índice de audiência, permanecendo isolada na quarta colocação geral nos principais períodos da pesquisa.

Destaque também para a Jovem Pan FM 99.1 (jovem/pop), que engata a sua quarta alta consecutiva de audiência em períodos como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). Para se ter uma ideia do crescimento da Jovem Pan FM, a emissora está hoje em um patamar de audiência e de alcance bem superior aos números registrados em 2020, consolidando assim sua colocação no top 5 mineiro.

A Jovem Pan FM e a Alvorada FM completam a seleta lista de cinco FMs acima da marca de 1 milhão em alcance na Grande Belo Horizonte (30 e 90 dias/05h-00h/FM+WEB/todos os dias e locais).

Mais destaques

A 98 FM 98.3 (jovem/rock-talk) segue posicionada em sétimo geral em períodos como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) e tem chamado a atenção do mercado pela sua estabilidade nas últimas medições. A rádio conta também com o sexto maior alcance do rádio da Grande Belo Horizonte.

Também é destaque o avanço consistente visto no índice de audiência da Extra FM 103.9 (popular/hits) em períodos como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), o que fez com que a rádio ampliasse a disputa no top 10. A Antena 1 FM 105.1 (adulto-contemporâneo), que aparece à frente, defendeu a sua condição ao também apresentar uma alta de audiência na comparação com a medição anterior.

Importante: entenda o ranking…

A medição realizada pela Kantar Ibope Media conta com vários cenários diferentes. Desde 2007 o tudoradio.com mostra a evolução do meio FM na média de audiência por minuto das estações medidas, tendo o 05h-00h (todos os dias e locais) como base.

Para algumas emissoras é importante estar entre os maiores volumes de audiência (que é a composição de alcance com tempo médio), mas para outras o foco é estar bem posicionada dentro de seu formato e/ou público-alvo, situações que vão determinar as estratégias de cada estação.

Também é importante considerar que a média de ouvintes por minuto é um dos dados considerados pelo mercado. A pesquisa conta com outros índices e valores, como share (partilha do meio FM/AM entre as rádios medidas, esta que também conta com cenários diversos), índice absoluto de audiência, alcance (total de ouvintes diferentes impactados pela rádio durante um determinado períodos de tempo, dado que tem um peso semelhante à média de audiência), afinidade, sobreposições, entre outros dados e cenários.

Todos esses recortes, seja da audiência, alcance, afinidade, entre outros dados, ajudam nos planejamentos artístico, promocional e comercial do mercado.

Cerca de 35 FMs são medidas na atual pesquisa de audiência da Grande Belo Horizonte.

Sinais em FM – Ouça on-line e veja a lista completa de rádios captadas na Grande Belo Horizonte: clique aqui.

Por: tudoradio.com

materiais de construção

%d blogueiros gostam disto: