Pandemia aumenta adoecimento mental e gera demanda suficiente para a criação de mais um CAPS em Uberaba

A demanda pelo atendimento público psicossocial em Uberaba cresceu. Além do atendimento realizado pelos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), o sistema call center Saúde Mental na Escuta (SIAP), também continua prestando auxílio via ligação. 

A reportagem entrou em contato com a Diretoria de Atenção Psicossocial, da Secretaria Municipal de Saúde para verificar como andam os atendimentos, depois do início da pandemia. Os CAPS fizeram, até esta terça-feira (08), 390 atendimentos de casos graves na pandemia, além daqueles serviços já realizam. Esse número equivale ao contingente, do que um CAPS montado atende mensalmente, já que a média de pacientes de um centro é de 300 pessoas atendidas por mês. 

“Equivaleria assim dizer que a pandemia produziu demanda para mais um CAPS na cidade”, pontuou a Diretoria de Atenção Psicossocial, da Secretaria Municipal de Saúde, através de nota. Como o número de 390 pacientes compreende crianças, adolescentes, adultos e usuários de álcool e outras drogas, essa demanda foi absorvida entre os quatro CAPS, que receberam reforço em capacidade de recursos humanos, com novas contratações para atender a demanda. 

Saúde Mental na Escuta 

Em relação ao Saúde Mental na Escuta (SIAP), até esta terça, desde o começo da pandemia totalizaram 1.142 ligações, sendo 649 ligações feitas pelos profissionais de referência; 486 ligações recebidas no call center e 7 ligações recebidas por profissionais no enfrentamento da Covid-19. 

Normalmente a procura maior concentra-se no meio da manhã e meio da tarde. Finais de turno costumam ter baixa procura. Em finais de semana, caso a pessoa não consiga aguardar a segunda-feira para ser encaixada em qualquer um dos serviços de saúde mental da rede conforme fluxo, se houver urgência e risco à sua integridade ou de terceiro em função da condição de saúde mental, a orientação é que a pessoa procure uma das UPAs, Unidades de Pronto Atendimento, com suporte do SAMU, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, caso não consiga se deslocar sozinha. Lá receberá o acolhimento e atenção iniciais até ser contra referenciada para a rede na segunda pela manhã. Lembrando que casos de  urgências e crises o fluxo são as UPAS. 

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Postado originalmente por: JM Online – Uberaba

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