PAM-Marechal fará apenas atendimentos essenciais, e HPS suspende visitas

Diante da pandemia de coronavírus, a Prefeitura de Juiz de Fora tomou alguma medidas em relação ao sistema de saúde. Entre elas, está a suspensão de visitas no Hospital de Pronto Socorro (HPS), e também o funcionamento do PAM-Marechal apenas para serviços essenciais. As medidas servem para reduzir o fluxo de pessoas e conter o avanço da Covid-19 na cidade.

As mudanças no prédio do PAM-Marechal, localizado entre as ruas Mister Moore e Marechal Deodoro, no Centro, começaram na sexta-feira (20). Segundo a Secretaria de Saúde, a unidade ficará aberta de 7h às 19h, de segunda a sexta-feira, com equipe de triagem e orientação no térreo.

Todas as consultas especializadas já agendadas, de qualquer área, estão suspensas por tempo indeterminado. Conforme a Prefeitura, assim que a situação epidemiológica provocada pelo coronavírus apresentar melhora, serão remarcadas. O procedimento também vale para novas marcações, de cunho eletivo, ou seja, não é clinicamente considerada de urgência. A marcação de consultas, exames e cirurgias que não forem de urgência também está suspensa por tempo indeterminado.

Outras mudanças também já estão em vigor:

– Apenas o portão da Rua Marechal Deodoro ficará aberto.
– A vacinação de rotina, de adultos e crianças, está suspensa até 15 de abril. No PAM-Marechal só será aplicada a imunização contra a gripe.
– A vacina BCG, para as crianças que saírem da maternidade sem a imunização, ficará disponível no Departamento de Saúde da Mulher, Criança e Adolescente (DSMCA), de segunda a sexta-feira, das 14h às 16h. O departamento fica na Rua São Sebastião 772, Centro.
– A capacidade do elevador será reduzida a duas pessoas por vez.
– A entrada de acompanhantes só será permitida em casos necessários.
– Só será permitida a entrada de usuários que apresentarem encaminhamento médico ou protocolo de agendamento.
– Os setores de tisiologia, ostomizados e controle de hipertensão, diabetes e obesidade (SCHDO) rastrearão os pacientes e realizarão triagem para verificar se há necessidade de atendimento nesse momento. Todos que não tiverem urgência serão orientados a continuar o acompanhamento quando a situação for normalizada.

HPS cancela visitas a pacientes

Já a partir deste sábado (21), as visitas no Hospital de Pronto Socorro (HPS) estão suspensas por tempo indeterminado. O HPS possui 135 leitos de internação e é referência em politrauma para o Município e para a região.

Conforme a Secretaria de Saúde, diariamente serão disponibilizados dois boletins informativos para os familiares de pacientes que estiverem no Centro de Terapia Intensivo (CTI). Para ter acesso à informação, o familiar pode ligar para o “Posso Ajudar”, no 3690-8358. O primeiro boletim estará disponível a partir das 7h30, e o segundo, às 19h30. O horário de atendimento é das 7h às 22h. Se for necessário, o próprio CTI fará contato com a família.

Postado originalmente por: Tribuna de Minas – Juiz de Fora

Pesquisar