Países se preparam para combater importação de vacinas falsificadas

Aduanas mundo afora se preparam para uma verdadeira operação de guerra com o início das viagens das vacinas contra a covid-19. Elas são esperadas com ansiedade pelas populações e precisam ser liberadas depressa pelas alfândegas —até por questões técnicas de preservação dos seus componentes químicos.

Ao mesmo tempo, como os imunizantes devem ser o novo alvo de quadrilhas especializadas, é preciso atenção redobrada para impedir a entrada de produtos falsos no mercado. É a segurança de quem vai tomar as vacinas que está em jogo.

A boa notícia é que as autoridades já conhecem muitas rotas deste comércio ilegal. Já estavam em cima do mercado paralelo de medicamentos para o tratamento de pacientes contaminados pelo novo coronavírus e equipamentos de segurança desde o início da pandemia. Toneladas já foram apreendidas.

Em uma grande operação coordenada pela OMA (Organização Mundial de Aduanas), entre maio e julho, que envolveu administrações aduaneiras de 99 países, foram interceptados mais de 307 milhões de medicamentos falsos, vencidos, ou com prazo de validade por expirar.

A grande maioria não tinha autorização para ser comercializada. Entre eles, havia a controversa cloroquina, a dexametasona, vários tipos de antibióticos e de antimaláricos em geral.

Também foram confiscados 47 milhões de equipamentos de proteção falsos ou ilegais, além de quase 2,8 milhões de litros de álcool gel sem qualquer substância capaz de combater o vírus.

A operação contou com a colaboração da Interpol, da Olaf, que é o braço anti-fraude da União Europeia e de laboratórios, como Sanofi, Novartis e Pfizer, que teve a sua vacina aprovada para consumo no Reino Unido na semana passada.

Esses números refletem apenas esse período de dois meses da Operação Stop, como foi apelidada pela OMA. Mas dão a dimensão do problema, como disse em entrevista exclusiva à RFI, o gerente do Programa de Saúde e Segurança da OMA, Maurice Adefalou.

Fonte:UOL

O post Países se preparam para combater importação de vacinas falsificadas apareceu primeiro em .

Postado originalmente por: Portal Onda Sul – Carmo do Rio Claro

Pesquisar