Desde esta quinta-feira, o abono salarial do PIS começou a ser repassado aos trabalhadores de empresas particulares, nascidos em março e abril. No caso do PASEP, para servidores públicos, o pagamento também começou – para quem tem o número seis ou sete no final da inscrição.
O benefício se refere ao calendário 2017/2018 e mais de 24 milhões de trabalhadores receberão o abono salarial com total de quase R$ 17 bilhões. Para receber o abono, o trabalhador deve ter recebido, em média, até dois salários-mínimos por mês, com carteira assinada, em 2016.
Lembrando que basta ter trabalhado pelo menos 30 dias naquele ano. Além disso, a pessoa deve estar inscrita no PIS/PASEP há, pelo menos, cinco anos e estar com os dados em dia, na Rais, Relação Anual de Informações Sociais, feita pelo empregador.
Os valores variam, entre R$ 80 e 954, a depender do tempo de contribuição. No caso do PIS, o valor pode ser sacado nos terminais de autoatendimento da Caixa Econômica ou em casas lotéricas, com o cartão cidadão. O PASEP devem ser sacados nas agências do Banco do Brasil.